Skip to main content

Os problemas causados pelo clima, principalmente pela falta de chuvas, estão cada vez mais frequentes e severos no Brasil e isso tem servido como um alerta para os produtores rurais. Em um congresso nacional sobre a soja, que aconteceu nesta semana em Foz do Iguaçu, no Paraná, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Perícia Ambiental (Ibrapa) destacaram a importância de adotar práticas conservacionistas e que podem funcionar como mecanismo de proteção a fenômenos adversos.

LEIA TAMBÉM: Cultivo integrado se espalha para além do Centro-Oeste

A falta de chuva castigou as lavouras de soja no Paraná no ano passado (Foto: Sergio Ranalli)

 

Entre essas práticas, estão a diversificação das culturas e o plantio de variedades que formem cobertura vegetal. O foco precisa estar na construção de um bom perfil de solo e, com isso, tornar a produção mais resiliente às adversidades do clima.

Raphael Salomão, editor-assistente da Globo Rural, está em Foz do Iguaçu e conversou com José Renato Bolsas Farias, que é pesquisador da Embrapa Soja do Paraná e um dos participantes do evento: "Medidas são necessárias urgentemente e, diferente de um ataque de praga, de doença ou ferrugem, em que eu posso usar um fungicida ou usar um fertilizante, se faltou chuva, eu faço o quê? Práticas de manejo de conservação do solo são cruciais para ajudar o sojicultor a ultrapassar esses períodos e essas adversidades que, repetindo como a gente falou, será cada vez mais frequente e intensa. O manejo de um solo bem construído, eu não faço de um dia para o outro".

saiba mais

Brasil volta a taxar importação de muçarela após esforço de produtores

Governo federal anuncia crédito para criadores de suínos independentes

 

 

 

Durante o evento, o especialista ainda disse que só o Paraná e o Rio Grande do Sul perderam um equivalente a 28 bilhões de dólares nas últimas quatro safras, devido à escassez hídrica, ou seja, falta de chuva extrema ou, até, baixo volume de água disponível no solo.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

 
Source: Rural

Leave a Reply