Skip to main content

A semana mais fria do ano começou com previsões de recordes de temperaturas baixas no  ano em todas as capitais dos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e possivelmente no Acre e em Rondônia.

"Temperaturas um pouco abaixo de 0°C são possíveis no sul de Minas Gerais e entre 0°C e 5°C no interior paulista, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, além dos estados da Região Sul", informa o boletim da Climatempo.

LEIA TAMBÉM: Chuva congelante pode atingir o Brasil? Entenda o fenômeno e riscos

Temperaturas recorde estão previstas para São Paulo, Goiás e Brasília (Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema)

 

 

O estado de São Paulo poderá ter a menor temperatura para um dia de maio desde 1990, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 5,8°C em 23/05/1990. Já as capitais Brasília e Goiânia, podem registrar 5°C, sendo o frio mais intenso para um dia de maio desde 1977.

saiba mais

Semana terá frio intenso, geadas, vendavais e chances de neve no Brasil

 

A presença do ar muito frio de origem polar e a grande dose de umidade que um ciclone extratropical está jogando ao Sul vão possibilitar a ocorrência de neve em áreas do Sul. Entre a noite de segunda-feira (16/5) e a madrugada de quarta-feira (18/5), deve nevar nas serras Gaúcha e Catarinense, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O ar frio intenso se espalhou sobre o Sul e avançou sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste e sul do Mato Grosso. Por enquanto, não há registros de geada, porém a queda de temperatura já é acentuada. "O excesso de nebulosidade evita a geada, mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai já estará livre das nuvens e pode ter geada com o frio intenso do amanhecer [da terça-feira]", informa o boletim da Climatempo.

saiba mais

Neve, geada e avanço do frio estão previstos para os próximos dias

 

De terça-feira (17/5) para quarta-feira (18/5), as possibilidades de neve ou chuva congelante se mantém para áreas de serra de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e também no sul do Paraná.

Ao longo da quarta-feira, a tendência e chance de neve se mantém, enquanto o ar seco e frio de origem polar terá uma atuação mais intensa no Sudeste e Centro-Oeste. São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul terão temperaturas mais baixas e geada.

Na quinta-feira (19/5), o ciclone começa a se afastar e a umidade diminui no interior da região Sul. Ainda sim, o ar seco e frio de origem polar persiste dando condições para mais geada em todo centro-sul.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Frio prejudica hortifruti

As baixas temperaturas devem elevar o preço de produtos que já estão altos. De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, as lavouras estão em situação de vulnerabilidade diante dos eventos de geada. “De uma forma geral, milho safrinha, cana-de-açúcar, laranja, café e pastagens vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito mais danoso será sobre os hortifrutis”.

ssaiba mais

Temperaturas perto de 0ºC podem danificar lavouras no Brasil

 

Na Ceagesp, em São Paulo, o maior entreposto de alimentos do país, o preço de alguns produtos já dispararam. De acordo com a Climatempo, os produtos que registraram nesta segunda-feira tendência desfavorável de compra foram: abacaxi pérola, banana maçã, banana prata (MG), coco verde, fruta-do-conde (pinha), kiwi estrangeiro, maçã estrangeira, maçã nacional, manga Tommy Atkins, maracujá azedo, morango, pera estrangeira, uva itália e benitaka, abóboras, abobrinha italiana, beterraba, cenoura, mandioquinha, pimentão amarelo/vermelho, quiabo liso, tomate pizzad’oro, vagem macarrão, acelga, agrião, brócolos comum/ninja, couve flor, escarola, espinafre, repolho roxo, rúcula hidropônica, salsa, alho nacional, batata lavada/asterix, cebola nacional e ovo branco/vermelho.

"A variação de preço está associada ao Clima e também à valorização de fertilizantes e defensivos, que são negociados em dólar, e ocasionaram redução das áreas de cultivo. Nos próximos dias, o efeito do frio será mais danoso na cultura de hortifruti, que já acumula alta desde o início do ano e com forte impacto nos índices de inflação para o consumidor", diz o informe.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply