Skip to main content

Três rodadas, três vencedores, somente três peões invictos entre os 40 competidores e alternância na liderança do Mundial. Assim foram as primeiras rodadas das finais da Professional Bull Riders (PBR), que aconteceram em Fort Worth, no Texas (EUA), de sexta a domingo (13 a 15 de maio), em arena lotada.

LEIA TAMBÉM: Final mundial de rodeio em touros da PBR começa com 19 brasileiros

O brasileiro João Ricardo Vieira, também conhecido nas arenas como JRV, começou as finais na segunda colocação do ranking mundial, recuperou a liderança na sexta e voltou a ser ultrapassado pelo americano Daylon Swearingen no domingo, que soma agora 981,49 pontos ante os 964,50 de JRV. O top five do Mundial é completado por mais três brasileiros: Kaique Pacheco, Luciano de Castro e José Vitor Leme, o Vitinho. O campeão mundial leva um prêmio de US$ 1 milhão.

Daylon Swearingen, atual líder do ranking mundial (Foto: Divulgação/PBR)

 

“O campeonato está totalmente aberto ainda”, disse na transmissão do rodeio o tricampeão Adriano Moraes, que torce pela quebra de recordes. Se vencer o Mundial, JRV, duas vezes vice, será o mais velho campeão da categoria, com 37 anos, derrubando a marca do próprio Adriano que venceu pela última vez aos 36 anos. Se Vitinho levar o título, será o primeiro tricampeão consecutivo da PBR.

Kaique, também conhecido como Ice Man (Homem de Gelo), montou no domingo com o pé quebrado. Ednei Caminhas, que não parou os 8 segundos em nenhum touro nas três rodadas iniciais, já fez história ao se tornar o mais velho competidor a chegar às finais.

Na tradicional apresentação dos peões na rodada de domingo, foram homenageados os quatro campeões mundiais que estão disputando as finais, todos brasileiros: Ednei Caminhas (que venceu em 2002), o tricampeão Silvano Alves (2011, 2012 e 2014), Kaique (2018) e Vitinho (2020 e 2021).

A etapa final será concluída de quinta a domingo (18 a 22 de maio), na mesma arena, com mais cinco rodadas. A disputa pode terminar com um campeão das finais e outro do Mundial. No ano passado, Vitinho foi campeão de ambos.

No acumulado das finais, a liderança é de outro americano, Cody Jesus, que somou 105 pontos nas três rodadas. Ele é seguido na classificação da etapa por JRV, com 89 pontos, e Leme, com 67,33. Eles perdem em pontos para Swearingen (97) e Luciano de Castro (126), mas estão na frente na classificação porque apenas eles e Cody Jesus foram bem-sucedidos nas três montarias e ainda conseguiram uma nota acima de 90 pontos. Vinte dos 40 peões não pararam em nenhum touro nas três rodadas.

O brasileiro João Ricardo Vieira, o JRV, que está em segundo lugar na disputa pelo título mundial da PBR (Foto: Divulgação/PBR)

 

Na sexta, o melhor peão da noite foi o americano estreante em finais Brady Oleson, com a nota 91,25. No sábado, venceu o brasileiro Mauricio Gula Moreira, que obteve até agora a melhor pontuação desta etapa final com nota 94,25. No domingo, o melhor foi o brasileiro Luciano de Castro, com 90,25.

Na disputa do Mundial por touros, Ridin Solo lidera com média 45,66, seguido pelo campeão do ano passado, Woopaa (45,63), e por Pokie Holler (45,05).

saiba mais

Mulher monta touro de rodeio? Maggie Parker quis dar essa resposta. E entrou para a história

 

O Facebook da PBR Brazil transmite todas as provas ao vivo. Na quinta, sexta e sábado, a transmissão começa às 21h45 e no domingo, dia da decisão, inicia às 10h45.

É a primeira vez que a temporada da PBR é definida no primeiro semestre do ano. Na segunda-feira, 23 de maio, ocorre o draft nos moldes da NBA que vai definir os cinco peões que vão formar cada um dos oito times da nova competição da PBR, o Team Series, que terá disputas até novembro.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
 
Source: Rural

Leave a Reply