Skip to main content

Lideranças femininas estão convidadas a participar do 5º Prêmio Mulheres do Agro, cujas inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (16). Desde 2018, a premiação realizada entre Bayer e Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) reconhece a história de mulheres à frente da gestão das propriedades de pequeno, médio e grande porte pelo Brasil.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadora da Embrapa é a única da América do Sul entre os 100 principais cientistas do mundo

Mulheres à frente da gestão da propriedade podem se inscrever na 5ª edição do Prêmio Mulheres do Agro (Foto: Divulgação)

 

Com os critérios de avaliação atrelados à gestão inovadora e sustentável, a edição deste ano traz novidades. Diferentemente dos anos anteriores, em 2022, a inscrição poderá ser feita em duas etapas. Conforme conta Gislaine Balbinot, gerente de comunicação da Abag, na primeira etapa a candidata preenche o formulário com dados pessoais, da propriedade e os documentos comprobatórios. Já a segunda etapa é mais descritiva e a mulher deve contar sua trajetória e trabalho.

saiba mais

Conheça a cafeicultora homenageada em mural gigante de Kobra em SP

 

"O intuito é facilitar o preenchimento do formulário e agilizar o processo", ela comenta. E esclarece que, caso haja algum equívoco no preenchimento da primeira etapa, será possível fazer correções, desde que dentro do prazo e cumprindo com as exigências de documentação. "Esperamos receber muitas inscrições e poder conhecer melhor essas mulheres com trajetórias de superação e de muito trabalho", complementa.

Outra novidade do 5º Prêmio Mulheres do Agro é a ficha de indicação. A intenção é exatamente a de indicar uma mulher que tenha potencial de vencer. Para isso, será necessário apenas fornecer informações básicas no momento da indicação, como nome, e-mail e telefone da produtora rural. Após isso, Bayer e Abag entrarão em contato com as indicadas para comunicá-las sobre a premiação e auxiliarem no processo de inscrição caso haja interesse.

Conheça histórias de mulheres inspiradoras no site da Globo Rural

"Esta alternativa foi pensada com o intuito de expandirmos nossa rede. Sabemos que todas as mulheres possuem um potencial enorme para se inscreverem no prêmio, porém, muitas vezes não o fazem porque não depositam tanta credibilidade em suas histórias e não enxergam seu valor e sua contribuição para o agronegócio", diz Daniela Barros, Diretora de Comunicação Corporativa para a Divisão Agrícola da Bayer.

Entre a primeira edição do Prêmio Mulheres do Agro, em 2018, e a mais recente, em 2021, houve uma alta de 83% na quantidade de mulheres inscritas. Prova de que a mulher está cada vez mais se reconhecendo e assumindo lugares de liderança, a exemplo do que relata Fernanda Falcão, gerente técnica da Sementes Falcão e terceira geração da família a tirar o sustento da agricultura.

LEIA TAMBÉM: Em cooperativas extrativistas, mulheres chegam à alta liderança

Ela observa que a presença das mulheres está se expandindo não apenas na gestão das fazendas, mas em outros ambientes, como o universitário. "A partir do momento em que você quebra a primeira barreira de preconceito e mostra conhecimento e vontade de fazer, aí o negócio cresce, aí não tem barreiras em relação a ser mulher ou homem", comenta.

Fernanda faz parte do time de Embaixadoras do Prêmio Mulheres do Agro, como uma das personalidades femininas que são referência nas áreas e regiões em que atuam. Do Rio Grande do Sul, ela defende que todos os portes merecem reconhecimento, e incentiva que produtoras de pequena e média propriedades participem.

"A gente tem no nosso país uma diversidade muito grande de tamanhos de propriedades e não devemos ficar só naquela ideia que é o grande que tem que ser reconhecido. O pequeno é a maioria do nosso país e também merece esse mérito", afirma. Para se increver no prêmio ou indicar uma candidata, o site é www.premiomulheresdoagro.com.br.

Source: Rural

Leave a Reply