Skip to main content

A banana tem como característica o aparecimento de manchas marrons em sua casca ao longo do processo de amadurecimento. É comum, porém, que quando a fruta escurece demais, a maioria das pessoas as joga fora, causando o desperdício de alimentos. Para solucionar esse problema, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos investigaram técnicas para retardar esse fenômeno natural – e com isso, descobriram por que a banana fica com manchas marrons.

LEIA TAMBÉM: Plantio de cana transgênica quase dobra no Brasil

À medida que a banana fica mais marrom, o amido da fruta é convertido em açúcares, tornando o alimento mais doce (Foto: Divulgação/Florida State University/Oliver Steinbock)

 

Os cientistas explicam que as manchas são o resultado do mesmo processo químico que faz a polpa das frutas escurecerem quando retiradas da casca e não são consumidas. As bananas contêm altas concentrações de gás etileno, que decompõe a clorofila (substância responsável pelo tom verde das plantas) em contato com o oxigênio, formando os pigmentos marrons.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Para acompanhar as evoluções das manchas na banana, foram utilizados vídeos com lapso de tempo e um programa de computador. Segundo os pesquisadores, a casca da fruta apresenta pequenos orifícios (estômatos), por onde o oxigênio entra. É por este motivo que o escurecimento é irregular, com pontos marrons unitários que vão se unindo.

Segundo os pesquisadores, as fotos foram tiradas com um dia de diferença uma da outra (Foto: Divulgação/Florida State University/Oliver Steinbock)

 

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Oliver Steinbock, o principal autor do estudo, explicou que as manchas aparecem rapidamente, em torno de dois dias. Porém, a fruta não fica completamente marrom por conta do colapso dos estômatos, que se fecham e cortam a entrada do oxigênio.

saiba mais

Gigante dos alimentos começa entrega de sêmen por drones no Brasil

Programa constata emissão menor de carbono em lavouras de soja

 

Para além da resposta nas modificações genéticas, o estudo conclui que, para retardar o escurecimento, é possível investir em melhores condições de armazenamento, com baixos níveis de exposição ao oxigênio. Isso pode ser feito a partir do uso de recipientes ou revestimentos finos em volta da fruta, não sendo recomendada a geladeira em casos de bananas não-maduras (já que a polpa não vai conseguir se desenvolver).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​

*Com informações do Daily Mail
Source: Rural

Leave a Reply