Skip to main content

O frango é a proteína animal mais consumida no Brasil e no mundo, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para destacar e promover a cadeia produtiva, o Conselho Mundial da Avicultura criou o Dia Mundial do Frango, comemorado nesta terça-feira (10/5). A data existe desde 2012 e é celebrada por todos os países que integram a entidade, que reúne a avicultura em nível internacional. Confira, a seguir, seis fatos sobre a produção e o consumo do frango.

LEIA TAMBÉM: Indústria de frango vê preços ainda elevados, mas descarta falta do produto

Segundo o USDA, os países que mais importam carne de frango são, respectivamente, o Japão, o México e a China (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

 

01. Origem asiática

 

 

O frango é um animal original da Ásia. A sua chegada ao Brasil aconteceu por meio da ação humana, durante o período da colonização da América pelos europeus.“[As aves] foram trazidas nas primeiras caravelas e somente depois a sua criação e consumo foram se desenvolvendo no país”, explica Ricardo Santin, presidente da ABPA.

02. Presença nos lares brasileiros

Santin pontua que a indústria da carne de frango passou a ganhar força, principalmente, nos últimos 50 anos. Desde então, a ABPA estima que a ave está presente em 94% dos lares do Brasil. No estudo mais recente da organização, de 2021, o consumo per capita do produto atingiu 45,56 quilos por habitante ao ano, o maior valor já registrado desde 2011 (47,38kg/hab).

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

03. Abate anual é de bilhões de cabeças

O abate de frangos no país passa de bilhões de cabeças por ano. De acordo com relatório de abates do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado a cada três meses, o volume de cabeças abatido em 2021 foi de 6,18 bilhões, um aumento de 2,8% em comparação com 2020. Em números absolutos, foram 169,87 milhões de cabeças a mais.

Dados da ABPA apontam que o Paraná respondeu por 35,54% dos abates no ano passado, seguido por Santa Catarina (14,89%) e Rio Grande do Sul (13,65%), considerando apenas as unidades industriais registradas no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Ainda de acordo com a entidade, a produção no período foi de 14,329 milhões de toneladas de carne da ave, o que gerou um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$108,926 bilhões.

04. Potência nas exportações

No último ano, cerca de 67% da carne abatida serviu para abastecer as demandas do mercado interno, segundo relatório da ABPA. Os outros 33% da sua produção foram destinados a outros países. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, no inglês) aponta o Brasil como maior exportador do produto, com 4.610 mil toneladas enviadas e uma receita de US$7.664 milhões em 2021. Os principais destinos foram a Ásia (sobretudo, China e Japão) e o Oriente Médio (com destaque aos Emirados Árabes Unidos e à Arábia Saudita).

saiba mais

Lockdown em Xangai desacelera comércio de carne

O que é o vírus H3N8 que infectou criança na China? Entenda

 

05. Riqueza de nutrientes

O consumo de frango é considerado interessante por especialistas, pela sua concentração de nutrientes. Segundo estudo de 2019 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ave produzida no Brasil apresenta cerca de 28g de proteína, 5,8g de gordura e 9,8mg de vitaminas, tais como A, B12 e D (sendo que as duas últimas não são encontradas em fontes vegetais). Além disso, o frango também apresenta menos calorias do que outras carnes (398 Kcal).

saiba mais

Gripe aviária: autoridades dos EUA notificam primeiro caso de variante em humanos

China relata primeiro caso humano de gripe aviária H3N8

 

06. Todas as partes são utilizadas

Para além das partes mais comuns no mercado, como a coxa e o peito, o presidente da ABPA pontua que tudo no animal pode ser aproveitado. Ele explica que a graxaria permite a utilização de penas e olhos, por exemplo, na produção de ração. Até mesmo as fezes das aves são aproveitadas na forma de compostagem e biofertilizante, “devolvendo para a terra alguns dos nutrientes absorvidos pelo frango”, conclui Santin.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply