Skip to main content

Confira os destaques desta terça-feira (3/5)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Plano Safra

Com pouco mais de um mês no cargo, o ministro da Agricultura do Brasil, Marcos Montes, prevê uma "luta difícil" pela frente para conseguir recursos do Tesouro ao Plano Safra 2022/23 que possam garantir maiores financiamentos e juros abaixo de dois dígitos, enquanto inicia nesta semana uma viagem ao Norte da África e Oriente Médio na chamada "diplomacia dos fertilizantes". Se no plano externo a ideia é "peregrinar" juntamente com o setor privado para "abrir portas" para maiores importações de fertilizantes, em um ambiente de custos crescentes e oferta escassa, no interno o ministro buscará formas de ampliar os financiamentos no âmbito do plano governamental para a próxima safra, que exigiria R$ 300 bilhões.

marcos-montes-deputado-fpa (Foto: Lucio Bernardo Jr/ Câmara dos Deputados)

Exportação de soja

A exportação de soja do Brasil deve alcançar cerca de 8 milhões de toneladas em maio, o que seria uma queda de 43% na comparação com o mesmo mês do ano passado, projetou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira (3/5). No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os embarques devem cair 14,5%, para aproximadamente 43 milhões de toneladas, conforme os números da Anec, cuja previsão de maio considera a programação de navios. Os embarques do Brasil, maior produtor e exportador de soja, começaram o ano mais fortes frente ao ano passado, mas a partir de março passaram a apresentar queda, à medida que ficaram mais claras as perdas decorrentes da seca ao Sul do Brasil.

Soja (Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

Gado zebu

A rotulagem de cortes nobres de carne bovina está na mira dos criadores de gado zebuíno. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) prepara uma ação judicial para reivindicar a inclusão das raças de gado – como o Nelore, que compõe a maior parte do rebanho de corte brasileiro – nas embalagens, junto com o gado de origem taurina, como as raças Angus, Hereford e Simental. A informação é do presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior. De acordo com ele, a entidade contratou um estudo da Universidade Federal de Viçosa e, a partir da análise de produtos vendidos no varejo, constatou a predominância de cortes de animais meio-sangue, originários do cruzamento entre zebuínos e taurinos.

Criação de gado (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Máquinas elétricas e híbridas

À frente da presidência da empresa no Brasil, o CEO Antonio Carrere tem a missão de posicionar a John Deere como referência em máquinas inteligentes. Segundo ele, a fase atual da empresa é de aliar tecnologia e sustentabilidade, com base em fatores como automação, eficiência operacional e combustíveis mais limpos. Desde 2001 na John Deere, onde começou ainda como estagiário, Carrere, uruguaio de nascimento, ressalta que a preocupação com o uso dos biocombustíveis já é realidade entre agricultores brasileiros. Por isso, produzir em larga escala, de forma sustentável e ainda com transparência de dados fornecidos pelos tratores faz do Brasil a vitrine ideal.

Antonio Carrere, presidente da John Deere no Brasil (Foto: Divulgação/John Deere)

 

 

 

 

 

 

 

Lockdown na China

 

No último domingo (1/5), a China suspendeu todos os locais de entretenimento e proibiu jantares em restaurantes em sua capital, Pequim, ampliando as medidas de isolamento para tentar conter um dos piores surtos de Covid-19 enfrentados pelo país desde o início da pandemia. A medida aumentou o temor de um lockdown, como ocorreu em Xangai, cidade mais populosa do país, com 25 milhões de habitantes, e onde milhares de pessoas estão confinadas há mais de um mês, algumas com dificuldades para encontrar alimentos e outros itens de primeira necessidade. No Brasil, principal fornecedor de carne bovina para a China, atendendo a cerca de 40% das importações do país, os impactos da Covid-19 sobre o mercado chinês assombram um setor que, hoje, depende do gigante asiático para fechar as contas.

Soja importada pela China em Jiangsu (Foto: REUTERS)

 

 

 

1º embarque de carne certificada carbono

A Minerva informou ao mercado ter realizado, nesta segunda-feira (2) o primeiro embarque ao exterior de produto certificado Carbono Neutro no Uruguai. "Com a inclusão do selo CO2 neutral, concedido por uma organização independente com sistemas de certificação em mais de 100 países, a Minerva Foods pode assegurar que, em todas as etapas de desenvolvimento do produto certificado, realizou a mensuração de emissões correspondentes aos escopos 1 e 3, promovendo compensação a partir do uso de créditos de carbono", disse a empresa em nota. A companhia já é carbono neutro no escopo 2 desde 2020.

Minerva foods (Foto: Divulgação/Minerva Foods)

 

Produção de potássio

A Nutrien, a maior empresa de fertilizantes do mundo, está avaliando mais aumentos na produção de potássio, uma vez que as sanções interrompam embarques da Rússia e da Belarus, disse o presidente-executivo da companhia, Ken Seitz. Os preços de nutrientes agrícolas, como potássio e fosfato, dispararam à medida que as sanções contra a grande exportadora Rússia, por sua invasão da Ucrânia, interromperam os suprimentos já escassos. Os aumentos de preços levantaram preocupações sobre a escassez de alimentos, já que alguns agricultores aplicam menos fertilizantes enquanto os lucros de produtores como a Nutrien e a rival Mosaic aumentam.

 (Foto: Reuters)

Colheita de algodão

A colheita de uma das maiores safras de algodão do Brasil já começou, no momento em que os preços do produto estão em altas históricas. O problema é que os custos de produção também subiram muito, na ordem de 40%, segundo o setor. Essa alta dos custos somada às incertezas com o fim da guerra entre a Rússia e Ucrânia afeta a demanda mundial por algodão, e coloca um ponto de interrogação sobre o futuro do produto no Brasil. Se o conflito no leste europeu continuar tudo indica para uma retração econômica em importantes países, que deve afetar o mercado de algodão mais do que outras commodities agrícolas. O Brasil exporta mais de dois terços da produção de algodão e, por isso, esse cenário externo é tão importante para essa cadeia produtiva.

Lavoura de algodão (Foto: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany)

 
Source: Rural

Leave a Reply