Skip to main content

Os ataques russos à infraestrutura de grãos da Ucrânia parecem tentativas de reduzir a concorrência nos mercados de exportação da Rússia, disse o ministro da Agricultura alemão, Cem Oezdemir, nesta segunda-feira (02/05).

A Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de grãos devido ao bloqueio russo de seus portos no Mar Negro, provocando uma crise alimentar que atingirá Europa, Ásia e África, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy mais cedo.

Leia Também: Guerra na Ucrânia afeta preços de commodities agrícolas, segundo Ipea

Cem Oezdemir em Berlim (Foto: REUTERS/Hannibal Hanschke)

 

"Estamos recebendo repetidamente relatórios sobre ataques russos direcionados a silos de grãos, depósitos de fertilizantes, áreas agrícolas e infraestrutura", disse Oezdemir ao Redaktionsnetzwerk Deutschland, uma rede de cooperação de jornais regionais alemães.

A Rússia nega atacar áreas civis.

Cresce a suspeita de que o presidente russo, Vladimir Putin, esteja buscando “a longo prazo remover a Ucrânia como concorrente”, disse Oezdemir.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

A Rússia e a Ucrânia são tradicionalmente grandes concorrentes nos mercados globais de grãos. Os preços externos do trigo subiram cerca de 40% desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro cortou os suprimentos disponíveis nos mercados mundiais do Mar Negro.

De acordo com dados do Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês), a Ucrânia foi o quarto maior exportador de grãos do mundo na temporada 2020/21, vendendo 44,7 milhões de toneladas no exterior. O volume de exportações caiu drasticamente desde a invasão russa.

“Com o aumento da fome no mundo, a Rússia está tentando aumentar a pressão”, disse Oezdemir à rede. “Ao mesmo tempo, o aumento maciço dos preços de mercado está sendo útil para a Rússia porque isso traz dinheiro novo para o país.”

saiba mais

Importação de fertilizantes pode triplicar no segundo trimestre, diz consultoria

Guerra na Ucrânia afeta preços de commodities agrícolas, segundo Ipea

 

Oezdemir disse que levantaria a questão de como a Ucrânia poderia ser ajudada a aumentar suas exportações de grãos em uma reunião dos ministros da agricultura do G7 em meados de maio.

“Devemos buscar métodos alternativos de transporte”, disse ele. “O transporte ferroviário poderia ser uma forma de exportar mais grãos, embora com muito esforço e com capacidade limitada.”

A Alemanha procuraria dar assistência, acrescentou.

A Ucrânia tem tentado expandir gradualmente as exportações de cereais por via terrestre para a União Europeia. Mas as diferentes bitolas de trilhos na Ucrânia e na UE significam que os trens ucranianos não podem operar automaticamente na rede ferroviária do bloco.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!

 
Source: Rural

Leave a Reply