Skip to main content

Com pouco mais de um mês no cargo, o ministro da Agricultura do Brasil, Marcos Montes, prevê uma "luta difícil" pela frente para conseguir recursos do Tesouro ao Plano Safra 2022/23 que possam garantir maiores financiamentos e juros abaixo de dois dígitos, enquanto inicia nesta semana uma viagem ao Norte da África e Oriente Médio na chamada "diplomacia dos fertilizantes".

LEIA TAMBÉM: Em "condições especiais", produtores pagam 13% de juros em compras de máquinas agrícolas

Marcos Montes, ministro da Agricultura (Foto: Câmara dos Deputados)

 

Se no plano externo a ideia é "peregrinar" juntamente com o setor privado para "abrir portas" para maiores importações de fertilizantes, em um ambiente de custos crescentes e oferta escassa, no interno o ministro buscará formas de ampliar os financiamentos no âmbito do plano governamental para a próxima safra, que exigiria R$ 300 bilhões.

Em entrevista à Reuters, ele explicou que este é o montante estimado para fazer frente a demandas da agropecuária. "Precisamos bater nesses R$ 300 bilhões, vamos tentar…", disse ele, em entrevista por teleconferência na noite de segunda-feira.

No plano anterior, a oferta total de financiamentos prevista foi de 251 bilhões de reais, enquanto as operações com juros mais baixos, subsidiados pelo Tesouro, chegaram a ser suspensas neste ano devido à alta demanda –apenas na semana passada o Congresso deu aval a um crédito adicional para destravar tais empréstimos.

saiba mais

Importação de fertilizantes pode triplicar no segundo trimestre, diz consultoria

Lockdown e avanço da Covid-19 da China são riscos para agronegócio brasileiro

 

Segundo o ministro, que assumiu o posto em substituição à Tereza Cristina, que deixou o cargo para concorrer ao Senado, considerando que o Tesouro destinou 13 bilhões de reais para a chamada "equalização" de juros em 2021/22, a nova safra, com plantio a partir de setembro, precisaria de equivalentes 20 bilhões de reais.

"Para acompanhar a mesma situação do ano passado, é uma luta difícil, temos o ajuste fiscal, tem que cortar de algum lugar, ninguém quer que corte, mas (a agropecuária) é um setor importantíssimo para o país, e o presidente Jair Bolsonaro tem recomendado que o plano seja robusto", afirmou.

Montes, ex-secretário-executivo da Agricultura, disse que após o "destravamento" do Plano Safra 2021/22, com a aprovação de um crédito extraordinário de 868 milhões de reais na semana passada, o foco se voltou agora para as discussões do futuro programa, cujos valores começam a ser debatidos.

Na segunda-feira, o ministro manteve reuniões com representantes de mais de cem cooperativas, antes de falar com a Reuters, e ainda se encontraria com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, para tratar do apoio do banco de fomento ao Plano Safra.

Ele disse o ministério está "pronto" a discutir o Plano Safra com o mais alto nível do governo, como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com a Frente Parlamentar Agropecuária. Ele afirmou ainda que a Caixa Econômica Federal quer participar mais do financiamento da agricultura.

saiba mais

Ucrânia fecha portos capturados pela Rússia

Ministério do Meio Ambiente financiará usinas de biometano com orçamento da agenda climática

 

Um dos desafios é o juro, que varia de acordo com a modalidade de financiamento. No plano anterior, quando a Selic estava em 4,25% na época do anúncio, os pequenos produtores tiveram taxas no mesmo patamar nos programas de custeio e comercialização.

Mas a atual Selic em 11,75%, com viés de alta na reunião do Copom nesta semana, faz com que o ministro persiga uma taxa abaixo de dois dígitos para o Plano Safra.

Ele lembrou ainda que, se o plano for muito ousado em termos de juros mais baixos, acaba perdendo em volume de recursos.

"Os juros, quando joga tudo dentro de uma caixa só, é tudo muito relativo… quanto mais baixo, menos recurso você tem. Se o juro for mais alargado, atende mais gente", disse, lembrando que as taxas de mercado estão se aproximando de 20% ao ano.

"Espero um equilíbrio, gostaria que fosse abaixo dos dois dígitos, essa é a expectativa que nós temos."

Diplomacia dos fertilizantes

Montes iniciará uma turnê por três países esta semana para discutir maneiras de aumentar o fornecimento de fertilizantes para o país da América do Sul. Ele disse que visitará Jordânia, Egito e Marrocos em uma viagem de oito a dez dias que começará na quinta-feira.

"É uma peregrinação que estamos chamando de diplomacia de fertilizantes", disse ele, acrescentando que será acompanhado por representantes do setor privado. "Vamos abrir as portas."

O Brasil começou a se preocupar com uma potencial escassez global de fertilizantes depois que nações ocidentais impuseram sanções a Belarus e à Rússia, enquanto a China restringiu as exportações.

Ele já se engajou em negociações com o Irã para aumentar a cota de importação de ureia dos atuais 1 milhão de toneladas para 3 milhões de toneladas, após sua antecessora ter viajado ao país em fevereiro. Montes disse que as negociações com o Irã estão em andamento e preferiu não dar um prazo para qualquer anúncio.

saiba mais

Produção global de algodão deve somar 26,43 milhões de toneladas em 2021/22, diz Icac

 

O Brasil depende de importações para cerca de 85% de suas necessidades de fertilizantes. A Rússia é seu maior fornecedor da mistura NPK de nitrogênio, fósforo e potássio. As importações de fertilizantes do Brasil aumentaram no primeiro trimestre e também em abril, com empresas correndo para garantir suprimentos em meio a ameaças de escassez global.

"O fluxo de fertilizantes está dentro da normalidade até hoje, a crise vem e cria oportunidades para trabalhar em outras linhas para não sofrermos tanto", acrescentou, opinando que, embora mais caro, não faltará adubo para a próxima safra.

As importações brasileiras de fertilizantes superaram 2 milhões de toneladas no acumulado de abril até o dia 18, já suplantando o total importado durante todo o mesmo mês de 2021.
Source: Rural

Leave a Reply