Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (2/5)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Consumidores disputam cebola a cotoveladas em supermercado

A inflação dos alimentos agravada por clima adverso, problemas de logística e guerra no leste europeu vem provocando cenas que viralizam nas redes sociais. No domingo, dia 1º de maio, foi a vez de dezenas de consumidores disputarem cebola a cotoveladas em uma promoção de inauguração de um supermercado em Planaltina, no Distrito Federal. No vídeo, a confusão é tanta que nem aparece o preço do quilo da cebola. De acordo com os últimos dados de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o quilo da cebola subiu 10,5% nos últimos 12 meses.

 (Foto: Divulgação/Agristar do Brasil)

Vacinação contra a febre aftosa

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos começou no último domingo (01/05). Nesta primeira fase, animais de todas as idades devem ser vacinados, mas não são todos os estados que participam. O governo mudou a estratégia de vacinação por conta da disponibilidade de doses de vacina. Ficam de fora da primeira etapa: Bahia, Espírito Santos, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. A expectativa do Ministério da Agricultura é vacinar 107 milhões de animais durante a primeira fase da campanha de vacinação.

Vacinação contra febre aftosa começa em 1º de maio (Foto: Mapa)

Projeção para safra de milho

A produção de milho segunda safra do Brasil deve alcançar 88,14 milhões de toneladas em 2021/22, estimou a consultoria StoneX nesta segunda-feira (02/05), com uma redução ante a expectativa anterior devido ao clima seco em Estados da região central, que tem chance de se estender em maio e gerar novas perdas ao cereal. No mês passado, a consultoria projetava colheita de 91,9 milhões de toneladas para a "safrinha". Apesar do recuo, caso confirmado, o novo volume ainda representaria um recorde de produção. A revisão na estimativa foi motivada por falta de chuvas em diversas áreas do Mato Grosso e Goiás, que promoveu um estresse hídrico em parte importante das lavouras de milho.

Produção de milho (Foto: REUTERS/Henry Romero)

China suspende importação de carne

A Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) suspendeu por uma semana as importações de duas unidades brasileiras: os frigoríficos de carne bovina da JBS em Barra do Garças (MT) e da Marfrig em Tangará da Serra (MT), conforme comunicado no site oficial publicado na sexta-feira (29/4). Além das unidades brasileiras, a suspensão das compras inclui duas empresas da Rússia. A medida entrou em vigor a zero hora do dia 30 de abril. É a segunda vez neste ano que essas unidades são suspensas. A outra notificação sobre a unidade da JBS em Barra do Garças foi feita pelo Gacc em 20 de abril, e sobre a unidade da Marfrig de Tangará da Serra, em 7 de abril.

Frigorífico de carne bovina da JBS (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL))

Embargo do petróleo russo

A União Europeia está inclinada a proibir as importações de petróleo russo até o final do ano, disseram dois diplomatas da UE, após conversações entre a Comissão Europeia e os Estados-membros do bloco neste fim de semana. A União Europeia está preparando um sexto pacote de sanções contra a Rússia em resposta à invasão há pouco mais de dois meses da Ucrânia, que Moscou chama de uma operação militar especial. Os ministros da Energia da UE também deverão se reunir na segunda-feira na capital belga para discutir o assunto. A Alemanha, um dos maiores compradores de petróleo da Rússia, parecia estar disposta a concordar com o corte no final de 2022, disseram os diplomatas, mas países como Áustria, Hungria, Itália e Eslováquia tinham reservas.

Extração de petróleo  (Foto: Nick Oxford/Reuters)

Ucrânia fecha portos

A Ucrânia fechou formalmente seus quatro portos no Mar Negro e de Azov que foram capturados pelas forças russas, disse o Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira (2/5). Os portos do Mar de Azov de Mariupol, Berdiansk e Skadovsk e o porto de Kherson no Mar Negro foram fechados "até a restauração do controle", disse o ministério em comunicado. Todos os portos marítimos ucranianos suspenderam suas atividades como resultado da invasão russa no final de fevereiro. As forças russas capturaram alguns portos e bloquearam outros. O ministério disse na semana passada que as exportações de grãos da Ucrânia atingiram 45,709 milhões de toneladas na temporada 2021/22.

embarque-milho-ucrania (Foto: Reuters)

Colheita do algodão

A colheita de algodão da safra 2021/22 iniciou no Brasil, informou a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em relatório semanal. A Abrapa não informou o porcentual nacional já colhido. O País semeou 1,579 milhão de hectares com algodão na safra atual, segundo a entidade. A retirada das lavouras da fibra começou pelos Estados do Paraná, onde a colheita alcançou 20% da área plantada de 1,2 mil hectares, e por São Paulo, com 11,5% da área, de 8,940 mil hectares, colhida. A Abrapa destaca que ambos Estados cultivam o algodão antes das demais regiões produtoras em virtude de condições climáticas.

(Foto: Divulgação/John Deere)

Foodtechs do agro

Em meio a um cenário de forte volatilidade de preços e indicadores como o dólar e a própria taxa de juros, 35,3% das foodtechs focadas em soluções para a cadeia agropecuária deixaram de operar no mercado brasileiro entre 2019 e 2021. É o que apontam os números de um monitoramento realizado pela consultoria PWC em parceria com a aceleradora de startups Liga Ventures e que mapeou 396 startups de 23 segmentos voltados para o setor de alimentação em atividade no país até fevereiro deste ano. Considerando todo o universo de foodtechs, o mapeamento identificou o crescimento de 15,5% na quantidade dessas startups em atividade entre 2019 e 2021, resultado atribuído às mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia.

 

 (Foto: Divulgação/Koelnmesse)

 
Source: Rural

Leave a Reply