Skip to main content

A formação de um ciclone extratopical na região Sul do Brasil está prevista para os próximos dias. Na noite de terça-feira (3/5), o fenômeno estará formado sobre áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e deve se intensificar na quarta-feira (4/5), quando se deslocará para o litoral de divisa dos dois estados, indica a Climatempo.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul colheu 68% das áreas de soja e 84% das de milho

Final de semana pode ter geadas em várias regiões do Sul brasileiro (Foto: Terry Presley/CCommons)

 

A população deve ficar atenta para problemas causados por chuva intensa e volumosa, raios e ventania. É uma situação potencial para queda de árvores, alagamentos em centros urbanos e deslizamentos de terra, interrupção de fornecimento de energia elétrica por conta dos vendavais e  também para o risco de destelhamentos".

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

O boletim aponta que o ciclone deve se afastar para alto mar na sexta-feira (6/5), quando então um ar fro de origem polar chega na região, causando uma queda acentuada das temperaturas no final de semana. Há possibilidades de geada nas serras gaúcha e catarinense, no Planalto Sul e norte de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná.

"Com o afastamento do ciclone para alto mar, grandes ondas vão se espalhar pelo litoral da Região Sul do Brasil causando ressacas. O trem de grandes ondas deve avançar também para o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro", alerta.

Chuva intensa no começo de maio

As chuvas serão intensas ao longo da semana na região Sul, sempre acompanhadas de raios e ventos fortes, com destaque para a região litorânea e serrana da divisa entre o Rio Grande do Sul com Santa Catarina. "O processo de formação do ciclone extratropical gera uma circulação de ventos em vários níveis da atmosfera". A Climatempo informa também que o Paraná não deve receber esses volumes altos, assim como os outros dois estados do Sul.

O volume de chuva acumulado entre terça-feira e quinta-feira pode alcançar valores entre 200 mm e 300 mm,  que correspondem ao dobro da média de chuva para este mês em algumas áreas. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply