Skip to main content

A Expozebu, maior feira de gado zebuíno do mundo, foi aberta oficialmente neste sábado (30/04), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O evento, que contou a presença dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara, Arthur Lira, ministros, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi marcado pelo clima de campanha eleitoral pró-Bolsonaro e não poupou referências ao governo federal nem a temas recorrentes nos discursos presidenciais.

LEIA TAMBÉM: Na Agrishow, Bolsonaro volta a defender mineração em terra indígena e liberação de armas

Bolsonaro é recebido aos gritos de "mito" e "já ganhou" pelo público da Expozebu (Foto: Divulgação/Expozebu)

 

“Vocês sabem que sou nascido em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, mas renascido em Minas Gerais", disse Bolsonaro, em seu pronunciamento, precedido pela fala de um locutor que conduzia ovações ao presidente da República. "É um Estado referência para todos nós. Tanto é verdade que na política para ser presidente tem que ganhar em Minas”, acrescentou ao destacar o peso do Estado, segundo maior colégio eleitoral do país, nas eleições.

saiba mais

Resultados de feiras agropecuárias animam fabricantes de máquinas e equipamentos

 

Bolsonaro mencionou a atual situação dos fertilizantes, reiterando que cerca de 30 navios da Rússia estão a caminho do Brasil com o insumo. Ele não mencionou, no entanto, os problemas enfrentados hoje pela pecuária brasileira – entre eles o forte aumento nos custos de produção, as dificuldades logísticas na exportação de carnes, o acesso ao crédito e a consistente queda no consumo interno, responsável por absorver cerca de 70% da carne produzida no país.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Em meio a referências à campanha política de 2018, à Deus e à ditadura militar, afirmou que "nenhum presidente passou por crises tão difíceis como nós juntos atravessamos. Quer seja a questão da pandemia, a seca e até mesmo uma guerra a dez mil quilômetros de distância, mas que tem reflexos para todos nós aqui no Brasil.”

saiba mais

Grandes feiras do agro impulsionam mais de R$ 8 bi em negócios no início do ano

 

“Vencemos a pandemia. Se Deus quiser até o final do mês que vem acaba essa guerra lá do outro lado do mundo e nós voltaremos a nossa normalidade”, acrescentou Bolsonaro.

O presidente também fez acenos ao poder Legislativo, ressaltando ter o apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, que chegou a ouvir vaias. “Não é fácil você conduzir os trabalhos lá na Câmara. Eu bem conheço, fiquei 28 anos dentro da Câmara, e é difícil agradar todo mundo”, afirmou.

Retomada

Em sua 87ª edição, a Expozebu tem a previsão de movimentar cerca de R$ 300 milhões este ano. Principal feira pecuária do país, o evento foi cancelado em 2020 e realizado de forma virtual em 2021 devido às medidas de prevenção e controle da Covid-19.

saiba mais

Feiras agropecuárias voltam ao presencial e público supera expectativas

 

A programação deste ano prevê 43 eventos comerciais, entre leilões, inaugurações e a retomada dos julgamentos presenciais em campeonatos que visam reconhecer e destacar características específicas dos animais, como qualidade de carcaça, reprodução e produção dos zebuínos.

“Depois de dois anos com muita dificuldade, mas com muito trabalho e com muita garra nós conseguimos vencer essa pandemia”, comemorou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, em discurso enaltecendo o presidente da República, a quem chamou de "homem religioso" e "pessoa de pulso".
Source: Rural

Leave a Reply