Skip to main content

Plantar alface em garrafa pet é uma prática barata, sustentável e que pode ser feita em casa. Para fazer o plantio em vasos autoirrigáveis, é preciso separar uma muda da hortaliça e materiais como garrafa de plástico, barbante e substratos. É uma ótima opção para quem deseja cultivar alface em ambientes com pouco espaço e sem desperdiçar água.

LEIA TAMBÉM: Por que alface está mais cara? Veja razões para subida de preço em 2022

Além disso, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 70% do plástico usado em todo o mundo não é reciclado. Dar uma nova função para as garrafas que seriam jogadas no lixo também favorece o meio ambiente.

(Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

 

1º passo: preparar o recipiente

O primeiro passo é cortar uma garrafa pet ao meio. Em seguida, é preciso fazer um furo na tampa e passar um barbante, de algodão ou material sintético, por ela. Logo depois, é só encaixar a tampa na garrafa e reservar as duas partes do recipiente.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
 

2º passo: fazer o plantio

Com a garrafa já preparada, você pode pegar uma pequena muda para transplantar ou plantar as sementes diretamente no vaso feito a partir da garrafa pet. É importante usar um substrato de qualidade para que a hortaliça se desenvolva bem.

O plantio da muda ou das sementes é feito na parte que seria a superior da garrafa, só que numa posição semelhante a um funil. Ela ficará encaixada na outra parte, que servirá como um reservatório de água. Esse encaixe vai ajudar na vedação do recipiente e impedir a entrada de insetos.

O barbante que atravessa na tampa será o responsável por transformar a garrafa em um vaso autoirrigável, pois fará a conexão entre as duas partes, permitindo que o substrato receba água constantemente.

saiba mais

4 dicas sobre a alface: do plantio ao consumo

Saiba como evitar ataque de viroses em alface

 

3º passo: aguardar o tempo da colheita

Com as duas partes encaixadas, basta irrigar o substrato e colocar o vaso em um ambiente com boa iluminação. A hortaliça cresce melhor com a luz direta da manhã. Dependendo da região do país, a incidência solar é forte no período da tarde e pode causar danos às folhas.

A semente leva aproximadamente de cinco dias a uma semana para brotar e a colheita final, pronta para o consumo, constuma acontecer entre 40 e 50 dias.

Benefícios da alface

(Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

O território nacional conta com diferentes tipos de alfaces. Entre as variedades mais conhecidas estão a lisa, a manteiga, a mimosa e a roxa. De acordo com relatório da  Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados – Abrafrutas em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, no Brasil, a produção da hortaliça corresponde a 49,9% da área dedicada à produção das folhosas.

Rica em vitaminas e nutrientes, a verdura é indicada para quem sofre com problemas de insônia, pois em sua composição há uma substância chamada lactucarium, que ajuda o corpo a relaxar. Por ser um alimento de baixo teor calórico, possui 15 calorias em 100 gramas, é uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável e balanceada.

Quer ter acesso a conteúdos exclusiv 5 dias os da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

,
Source: Rural

Leave a Reply