Skip to main content

As ameixas são conhecidas principalmente por suas características laxativas. Por isso, são muito usadas para regular o intestino e combater a prisão de ventre. Mas a fruta também oferece outros benefícios nutricionais não tão populares e que podem variar de acordo com a espécie. A ameixa vermelha, por exemplo, se destaca por ser rica em vitamina A, já o diferencial da amarela é ser mais doce e mais energética. A ameixa preta é muito usada para amenizar problemas renais.

LEIA TAMBÉM: Nove benefícios do limão: ajuda na imunidade e é bom para a pele

No Brasil, o cultivo acontece principalmente nas regiões Sul e Sudeste, pois as ameixas se desenvolvem melhor em locais com temperaturas mais baixas. Confira a seguir outras propriedades gerais dessa fruta que além de auxiliar no trânsito intestinal, tem pouca calorias e fortalece o sistema imunológico.

(Foto: Editora Globo)

 

 

1- Regula o intestino

Entre os nutrientes encontrados na ameixa está a pectina, um tipo de fibra solúvel que favorece o trânsito intestinal. A fruta também é rica em outros tipos de fibras, além de carboidratos, magnésio, sódio e potássio. Juntos, esses componentes intensificam os efeitos laxativos, aumentando a procura da ameixa para regularizar o funcionamento do intestino e evitar a prisão de ventre.

Cada 100g contém aproximadamente 2,5 g de fibras. A grande quantidade desse elemento coloca a ameixa no ranking das frutas com maior percentual de fibra.

Mas apesar de fazer bem ao organismo, a nutricionista comportamental Laísa Ramos destaca que a forma de ingestão também faz diferença para a conquista dos resultados. “O consumo da ameixa deve sempre ser associado a uma boa quantidade de água, para garantir um bom funcionamento intestinal. Se não, não vai adiantar”, alerta.

2- É fonte de vitamina C

(Foto: Edu Lyra / Ed. Globo)

 

A dose de vitamina C encontrada na ameixa é alta. Seu consumo fortalece o sistema imunológico e torna o organismo mais resistente às infecções, gripes e resfriados.

Outro ponto positivo disso, é que a concentração de vitamina C, somada aos outros nutrientes, faz da fruta um excelente um antioxidante, que protege o corpo da ação dos radicais livres e atua como fotoprotetor. Além de ajudar na cicatrização de ferimentos.

3- Diminui o desânimo

Muita gente não sabe, mas a ameixa também pode ajudar a diminuir o cansaço e, consequentemente, melhorar o ânimo. Isso porque a fruta é rica em vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e potássio, elementos que diminuem a sensação de fraqueza.

Assim, a ameixa pode ser uma aliada importante para melhorar a qualidade de vida. “Quando a pessoa está com cansaço exacerbado ou desânimo, muitas vezes a gente tem que adequar percentual de fósforo e vitaminas do complexo B no organismo”, explica a nutricionista.

saiba mais

Benefícios do cacau: fruta faz bem para o coração e melhora o humor

Oito benefícios da banana: fruta ajuda a dormir melhor e é boa para a pele

 

4- Auxilia no controle glicêmico

O papel desempenhado pela fruta é de auxiliar no controle glicêmico do organismo e não de reduzir a glicemia, como muita gente acredita. “Isso acontece porque o açúcar presente na ameixa não é simples. E, como se trata de uma fruta com bastante fibra, ele não é absorvido tão rápido pelo organismo gerando picos de insulina”, esclarece Laísa.

De acordo com a nutricionista, a alta quantidade de fibras também ajuda a regular a absorção de carboidratos. E como a presença dos antioxidantes na fruta ajuda a prevenir inflamações, também melhora a resistência à insulina.

No entanto, consumo de ameixas secas deve ser feito com atenção, pois elas têm um tamanho bem menor que sua versão in natura.

“Esse tamanho reduzido pode levar  a uma ingestão exagerada, causando um consumo maior que o planejado de calorias e fibras alimentares, como snacks e sobremesas. Mas tudo em exagero faz e pode prejudicar o controle glicêmico, principalmente em pacientes com diabetes mellitus”, avisa. 

5- Fortalece os ossos

(Foto: Edu Lyra / Ed. Globo)

 

Além do magnésio e do potássio, que  ajudam na redução da pressão sanguínea e melhoram a saúde dos ossos, a ameixa também é rica em flavonoides. Esses compostos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam no fortalecimento dos ossos.

De acordo com estudo publicado em 2014, no periódico Journal of Nutrition in Gerontology and Geriatrics, o consumo de flavonoides pode ajudar a manter a densidade óssea e, assim, a evitar fraturas e problemas como a osteoporose. “As ações antioxidantes e anti-inflamatórias inibem a reabsorção óssea, um dos mecanismos responsáveis por deixá-los mais frágeis”, acrescenta.

6- Controla a pressão arterial e evita reumatismo

Por ser fonte de potássio, o consumo da ameixa atua no controle da pressão arterial. Além disso, o consumo da fruta ajuda a combater inflamações nas articulações causadas por ácidos associados a altos níveis de gordura no sangue, principalmente pelo ácido úrico. Dessa forma, a ingestão da ameixa também pode evitar o reumatismo.

7- Reduz o colesterol

O alto teor de fibras nas ameixas também ajuda a reduzir a absorção de colesterol no sangue. No estudo publicado no periódico Acta Scientiarum Polonorum Hortorum Cultus,  em 2018, pesquisadores identificaram uma redução significativa dos níveis de colesterol sanguíneo, causada pelas fibras e pelos antioxidantes presentes nas ameixas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply