Skip to main content

No último dia do mês de abril, sábado (30/4), uma frente fria se forma sobre o Rio Grande do Sul, resultando em chuvas fortes ou até tempestades no domingo (1/5) e segunda-feira (2/5). Além do estado, a previsão do tempo mostra que a chuva deve atingiri também Santa Catarina e sul do Paraná. De acordo com a Rural Clima, esses volumes seguem atrapalhando o andamento da colheita da soja e serão potencializados pelos ventos fortes e granizos. "O Paraguai e a faixa oeste do Mato Grosso do Sul também não escapam desses temporais", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Chuva e frio seguem concentrados no Sul do país

Chuva de granizo e vento forte deve chegar ao Rio Grande do Sul (Foto: Pxhere/Reprodução)

 

Essa frente deve se deslocar ao Oceano Atlântico e traz com ela um corredor de umidade à região central do Brasil. Não descarta-se que esse sistema traga algumas chuvas ao estados de Roraima, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e algumas áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia). Mas para os próximos dias, "o miolo do Brasil, que precisa de chuva, ainda mantém tempo aberto no final de semana".

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

A estiagem vai continuar causando problemas para o milho mesmo para os produtores que receberem precipitações em suas terras. "Não salvam totalmente as lavouras de segunda safra, mas podem amenizar a situação de seca. Porém, não esperem que essas chuvas possam cessar o déficit hídrico", alerta o especialista.

Seguindo o padrão informado pela Rural Clima, os extremos do Brasil seguem com altos volumes de chuva no outono. "Devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o extremo norte continua com chuvas regulares: norte do Pará, Amapá, Roraima, norte do Maranhão, norte do Piauí, Ceará", diz Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply