As indústrias de máquinas agrícolas aproveitaram a volta da feira mais tecnológica da América Latina, a Agrishow, para apresentar um turbilhão de novas máquinas. Além de apostarem no lançamento de soluções de conectividade, as principais marcas anunciaram modelos de todos os tamanhos e com variados níveis de tecnologia e preços para atender aos diferentes perfis de produtores rurais.
LEIA TAMBÉM: Setor de máquinas cresce 9% em 2022, mas sofre com falta de componentes
Algumas multinacionais mostram também na feira equipamentos importados recheados de tecnologia que ainda não estão disponíveis para o mercado brasileiro. Confira a seguir 30 destaques de máquinas agrícolas da 27ª edição da Agrishow, que termina nesta sexta (29/4) em Ribeirão Preto.
empresas-maquinas-trator (Foto: Divulgação/New Holland)
Massey Ferguson
Pulverizador MF 500R: Indicado para médios e grandes produtores, o equipamento é oferecido em dois modelos, tem transmissão mais moderna e eletrônica, que permite uma melhor qualidade de aplicação e economia de 30% em combustível. Tem embarcado controlador, piloto automático, telemetria Massey Connect e estação meteorológica.
Colheitadeira MF 9595
Modelo possui tanque graneleiro de 8800L , motor eletrônico AGCO Power de 335 cv, que emite 85% menos poluentes e consome 10% menos combustível. A plataforma caracol proporciona uma entrega homogênea do material colhido, resultando em menos perdas e aumento da produtividade e do desempenho do equipamento.
saiba mais
Como é dirigir uma colheitadeira gigante?
Plantadeira MF 500 Solo +
Desenvolvida com a Embrapa, vem de série com a tecnologia Precision Planting, para melhor desempenho na distribuição de sementes, sem desperdícios e maior produtividade. É a única do Brasil para o cultivo de soja e milho em terras baixas de arroz. Disponível nas versões 8 e 12 linhas, tem 20% a mais de capacidade nos reservatórios suspensos de sementes, se comparada aos modelos atuais.
Trator MF 8S
Importado, o modelo só deve estar disponível no mercado brasileiro no final de 2023. Vencedor do prêmio Farm Machine 2022, na categoria para tratores de 180 a 400 cv, é uma linha descomplicada e confiável com seis modelos. Equipado com o motor AGCO Power de 7,4 litros e seis cilindros, possui alto torque em baixas rotações, oferecendo economia e uma operação silenciosa. Tem separação entre a cabine e o motor, isolando a cabine de ruídos, calor e vibrações indesejadas.
saiba mais
Modernização de máquinas agrícolas passa por novo Plano Safra, diz Abimaq
New Holland
Colheitadeira CR Intellisense
A inteligência artificial oferece mais precisão na colheita, o que ajuda a aumentar a eficiência das lavouras, e realiza de maneira automática diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real. A tecnologia vem sendo aplicada nas colheitadeiras da marca produzidas na Europa desde 2018 e tornou-se um grande sucesso naquele continente pela facilidade de operação e precisão que traz embarcada. O produtor pode escolher 4 diferentes estratégias de colheita: qualidade de grãos, perdas reduzidas, taxa fixa de colheita ou máxima capacidade. O novo sistema virá de fábrica embarcado nas novas CR 9.90 e será opcional para as CR 7.90 e CR 8.90.
Colheitadeira CR Intellisense (Foto: Divulgação)
Trator biometano
Lançado na Coopavel deste ano, o primeiro trator do mundo movido a biometano tinha sido apresentado como conceito na Agrishow 2019 e agora volta como produto disponível ao produtor brasileiro que deseja se tornar mais autossuficiente em energia, com o uso do biogás gerado dentro da propriedade, a partir dos dejetos dos animais ou dos resíduos da cana, por exemplo. No comparativo com um trator convencional, a redução das emissões chega a 80%.
Trator T5.110 S
Com 115 cv de potência nominal, amplia a oferta de tratores de média potência no Brasil. Tem transmissão semi-automática, com 4 velocidades, aliada a um sistema de reversor eletro-hidráulico, trocas de marchas suaves e cabine confortável para longas operações no campo. Apresenta um melhor desempenho e eficiência de transmissão, hidráulica e tomada de força, tornando-se bastante competitivo num mercado voltado a pequenos e médios agricultores profissionais.
Fendt
Trator Fendt Vario 900 G7
Apresentado em dois modelos, 939 Vario e 942 Vario, a linha é reconhecida por sua tecnologia, performance, economia e conforto, numa faixa de potência que vai de 385 cv a 415 cv. A série utiliza tecnologias que tornam mais econômica e eficiente a operação em campo, mesmo com o motor em plena potência. O motor em linha de seis cilindros alia potência a um design compacto e leve. A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera no eixo dianteiro e traseiro de forma independente.
Trator Fendt Vario (Foto: Divulgação)
Trator Fendt Vario 1000 G3
Os tratores Fendt 1046, com 476 cv, e Fendt 1050, com 517 cv, são equipados com motor MAN de 12,4 litros, com torque máximo entre 1.100 e 1.500 rpm. Têm transmissão VarioDrive e apresentam solução inteligente para diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana. Traz como destaque o menor raio de giro do mercado (1,5 metro inferior ao encontrado em outras máquinas à venda no Brasil).
Trator Fendt Vario 1100
O modelo de 618 a 673 cv é o trator CVT mais forte do mercado, opera com esteiras e só estará disponível para importação pelos brasileiros em 2023.
saiba mais
Empresa entrega 1º registro de colheitadeira, na Agrishow
Case IH
Colhedora de cana Austoft 9000
O novo modelo recebeu mais de 20 melhorias. Equipado com motor FPT Cursor 11, com 420 cv, tem software que trabalha com um RPM menor, garantindo pelo menos 10% de economia de combustível e 50% a mais na vida útil do motor. Ganhou também um novo sistema hidráulico, dando maior eficiência e capacidade de processamento, com aumento de 10% na capacidade de colheita, além do AFS Connect embarcado de fábrica e do Controle Inteligente de Alimentação, um sistema automatizado de processamento. Tem opções com pneus e esteira.
Pulverizador Patriot 250 Sugar Cane Especial
Conta com alta tecnologia de aplicação para o ciclo completo da cana-de-açúcar, melhor estabilidade e versatilidade da barra, pneus que reduzem a compactação do solo e estação meteorológica. Concilia potência, tração e alta performance com a mais alta tecnologia e versatilidade de aplicação. Vem equipado com um kit de 26 pingentes, que podem ser utilizados nas configurações de 24 e 27 metros de barra e tem kit de pontas com 3 diferentes configurações. Tem ainda pneus de alta flutuação, que geram menor compactação do solo.
Plantadeira Fast Riser 6100
Dobrável, o modelo promete a melhor transportabilidade do mercado, com sistema patenteado de distribuição de peso nas asas. É vendida em três opções: 27, 36 e 40 linhas.
Trator Steiger AFS Connect
Disponível nos modelos de 420, 470, 500, 540, 580 e 620, o modelo foi lançado no ano passado e aparece na Agrishow com o sistema AFS Connect, combinando tecnologia, resistência e desempenho para alta performance no campo. Líder na categoria de articulados, o trator tem tração 4X4, possui configurações personalizadas de roda e nova cabine projetada para máximo conforto do operador.
Valtra
Tratores Série BM 115 E BM135
Nova geração do clássico trator da Valtra, a Série BM chega à sua quarta versão, desde que foi apresentada em 2008. Referência entre os modelos de média potência, os tratores BM115 (117cv) e BM135 (135cv) se destacam pelo alto desempenho e baixo custo operacional em atividades que exigem eficiência e produtividade. Os modelos são equipados com o motor AGCO Power de 4.900 cilindradas e injeção mecânica, sinônimo de força para atividades pesadas e longas jornadas de trabalho com a mesma eficiência. Possui novo sistema de filtragem de combustível que reduz em mais de 30% o custo com as trocas de filtro. O conjunto com a transmissão 16F+8R multitorque garante mais rentabilidade e economia de combustível de 15% por hectare em relação à concorrência.
Trator BM 115, da Valtra (Foto: Divulgação)
Pulverizadores Série R 530 E R535
Desenvolvidos para médios e grandes produtores rurais, com foco principal na aplicação de defensivos em lavouras de soja, milho, trigo, algodão e cana-de-açúcar com tanques de 3,5 mil litros (R535) e 3 mil litros (R530). Os equipamentos estão disponíveis com barras de até 36 metros. A tecnologia embarcada conta com controlador de vazão com nove seções pneumáticas ou 36 seções com controle eletrônico, que proporcionam maior eficácia na aplicação, distribuição e deposição de gotas, possibilitando a economia de até 73% de defensivos com sobreposição em bordaduras.
Jacto
Pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV
Solução autônoma para pulverização, sobretudo para citros, o equipamento traz embarcado uma inédita tecnologia de pulverização, utilizando um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, capaz de identificar o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde. Estas informações permitem uma pulverização de qualidade diferenciada com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando assim desperdícios de produto e energia. Tem ainda controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota.
Pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV (Foto: Divulgação)
Plantadeira Uniport Planter 500
Primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil, com opções de configurações com 49 ou 61 linhas. A máquina tem entre os seus principais benefícios o alto rendimento energético e integração total entre sistemas, além de manter a excelência em plantabilidade com alta disponibilidade e capacidade operacional do equipamento.
Colhedora de cana Hover 500
Tem o diferencial de colher simultaneamente duas linhas, com potencial de redução de até 35% no consumo de litros de combustível por tonelada de cana colhida. O design da plataforma de colheita flutuante na parte frontal da máquina permite que a colhedora se adapte às irregularidades do solo, proporcionando um corte de maior qualidade, na altura adequada, diminuindo as perdas e preservando a integridade do canavial.
Colhedoras de café K 3000 e KTR 3000
Após 43 anos do lançamento da K3, a primeira colhedora de café do mundo, e após 7 anos do lançamento da K 3500, a maior e mais robusta colhedora de café do mercado, a Jacto lança a automotriz K 3000 e a tracionada KTR 3000
A K 3000 tem reservatório de café de 2000 litros e a KTR 3000 é para 1.800 litros. Ambas possuem altura livre de colheita de 3,1 metros e capacidade de correção de inclinação lateral de até 30%.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
Mahindra
Trator 6075 E
Modelo de 80 cv foi desenvolvido para o trabalho em culturas semi-adensadas como o café. Possui transmissão mecânica sincronizada com reversor, com redutor e nove marchas de trabalho. O trator é nacionalizado e pode ser financiado pelo BNDES.
Trator 6675 F
Importado da fábrica da Turquia, tem 75 cv, é ideal para atividades em pomares de maçãs e frutas de caroço. Equipado com motor Perkins com injeção mecânica, tem baixo consumo de combustível e alto rendimento operacional. Possui transmissão mecânica com 16 marchas à frente e 8 marchas à ré, sistema hidráulico de três pontos com capacidade de levante de 2.800 kg. A cabine tem área envidraçada frontal arredondada, ideal para entrar nos pomares.
Trator 5050
Modelo de 49 cv, é um trator multifuncional, desenvolvido para a agricultura familiar. Trabalha bem em áreas pequenas, com culturas de HF e tem configuração adequada também para lavouras de fumo.
Trator Mahindra 5050 (Foto: Divulgação)
John Deere
Tratores 9R e 9RX
Os modelos incorporam os maiores tratores John Deere fabricados no mundo, com potências de 470 e 520 cv. São equipamentos de alta tecnologia, focados em alto rendimento para grandes propriedades agrícolas, nas quais as janelas de plantio e preparo de solo são pequenas e as tarefas precisam ser feitas rapidamente, com eficiência e qualidade, muitas vezes frente a condições climáticas desfavoráveis. Está disponível para importação e tem opções com pneus ou esteira.
Trator 9R, da John Deere (Foto: Divulgação)
Colheitadeira X9
A maior colheitadeira da marca, ainda não está à venda no Brasil, mas pode ser vista pelo telão no estande. Oferece em média 45% mais capacidade de colheita em todas as culturas, sem sacrificar a qualidade dos grãos, e consome 20% menos combustível. Pode colher até 12 hectares por hora de trigo e até 182 toneladas de milho de alta produtividade por hora.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural