Skip to main content

Cada vez mais necessária, mas ainda um gargalo do setor agropecuário, a conectividade tem sido palavra de ordem na Agrishow 2022, uma das feiras mais importantes do mundo em tecnologia de máquinas agrícolas que termina na sexta-feira (29/4) em Ribeirão Preto (SP). Nos estandes das principais fabricantes, praticamente todas as marcas apresentam soluções para conectar equipamentos com a internet e promover o acesso e a gestão de dados da propriedade rural em tempo real.

LEIA TAMBÉM: Agrishow retoma formato presencial em meio a custo alto e crédito caro

Empresas de máquinas e equipamentos apostam na conectividade como diferencial na Agrishow (Foto: Divulgação/Trimble)

 

A Associação ConectarAGRO, por exemplo, tem a meta de ampliar de 7 milhões para 13 milhões de hectares a área coberta com sinal de internet no Brasil até o final deste ano. A entidade, que iniciou sua atuação em 2019 e hoje reúne 33 empresas, entre fabricantes de máquinas e companhias de tecnologia, está oferecendo conectividade aberta em 4G na frequência de 700 MHz e, além das propriedades dos clientes, suas antenas beneficiam produtores ao redor, cidades, escolas e estradas.

Na Case IH, que pertence ao grupo CNH Industrial, a solução AFS Connect é o destaque no estande. O vice-presidente Christian Gonzales diz que a digitalização dos dados associada à conectividade é que vai permitir o próximo passo do ganho de produtividade da agricultura. O executivo afirma que a marca terá 100% dos seus produtos conectados até 2023, incluindo a linha de tratores de menor potência, a partir de 80 cv.

“Até 2024, teremos 50 mil máquinas conectadas no mercado”, promete. No ano passado, a empresa lançou um piloto de fazenda conectada em Mato Grosso para apresentar na prática o funcionamento das soluções aos clientes. Para aumentar a oferta de tecnologia, renovou 80% do seu portfólio e investiu na aquisição e parceria com outras empresas como a Monarch, de tratores elétricos e autônomos, e a Raven, que desenvolve soluções para piloto automático, serviços de nuvem e controles de aplicação, entre outros.

saiba mais

Indústrias de máquinas projetam crescimento para os próximos anos

 

A John Deere, segundo o diretor de vendas Marcelo Lopes, mostra, na feira, o ecossistema conectado com equipamentos para auxiliar o produtor na lavoura. “Temos, por toda a extensão do estande, evidências sensoriais de como estamos apostando na conexão em todo o ciclo de produção e entre as pessoas.”

A indústria, que não se associou ao ConectarAGRO, apresenta também a opção de conexão na parceria com a operadora de telecomunicações Claro, firmada no final de 2020, para fornecer cobertura 4,5G para as propriedades agrícolas. O modelo, que leva o nome de Campo Conectado, já cobre 200 mil hectares, tem 1,5 milhão em projetos de instalação e mais 6 milhões prospectados.

“Com a cobertura no campo, as operações ficam mais inteligentes, aumentando a eficiência, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção, além de abrir portas para outros usos, como telemedicina e educação à distância”, destaca o diretor.

Antena para internet 4G. COnectividade aumenta eficiência das operações e,segundo executivos de fabrocantes de máquinas agrícolas, é o passo seguinte do ganho de produtividade da agricultura brasileira  (Foto: Divulgação/TIM)

 

A New Holland Agriculture, também do grupo CNH Industrial, oferece na feira o Espaço de Agricultura Digital, com monitores que permitem ao produtor conhecer as tecnologias da marca para cada etapa do ciclo produtivo. Uma Central de Inteligência mostra o monitoramento das máquinas em tempo real.

“Queremos mostrar que temos a solução para todos os perfis de produtores. Desde um simples aplicativo para smartphone que ajuda a controlar o gasto de combustível e a velocidade correta de operação do trator até grandes máquinas 100% conectadas, que geram dados sobre o seu funcionamento e sobre a operação agrícola”, diz Gustavo Taniguchi, diretor de marketing para a América Latina.

A Massey Ferguson, que pertence ao grupo AGCO, apresenta entre seus destaques, segundo o diretor de marketing, Eduardo Nunes, o MF Connect, solução de gerenciamento de frota para monitoramento e suporte remoto de máquinas para tornar mais assertiva a tomada de decisões.

O sistema Valtra Connect, da fabricantes de tratores Valtra, também do grupo AGCO, promete gerar informações e maximizar a disponibilidade da máquina. Fabio Dotto, diretor de marketing da América do Sul, diz que a solução está sendo oferecida aos clientes com cinco anos de licença gratuita.

saiba mais

Aviação agrícola tem alta demanda, mas entregas devem acontecer em 2024

 

Na Jacto, foi montada a área de serviços especializados em agricultura 4.0 Jacto Next. Um dos destaques é a plataforma Ekos, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e cana. Sensores instalados nas máquinas de qualquer marca permitem o monitoramento das operações, de forma online. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Jacto Connect.
Source: Rural

Leave a Reply