Skip to main content

A Petrobras comunicou, nesta quinta-feira (28/4), ter encerrado as negociações com uma empresa russa para a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). Em nota, a empresa informou que o plano de negócios proposto pelo grupo Acron "impossibilitou determinadas aprovações governamentais necessárias".

"A companhia está realizando os trâmites internos para encerramento do atual processo de venda e lançamento de um novo tão logo possível", diz a nota.

LEIA TAMBÉM: Petrobras diz que manterá política de preços

sede petrobras rj (Foto: Flickr)

 

 

A negociação para a venda da UFN-III da Petrobras para a Acron chegou a ser divulgada pela então ministra da Agricultura Tereza Cristina, em evento realizado em Três Lagoas. A estatal colocou a unidade à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

A empresa russa manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia. Com o avanço das negociações, a venda havia sido finalmente fechada, disse, na época, Tereza Cristina.

O estouro da guerra entre Rússia e Ucrânia, no final de fevereiro, e a adoção de sanções contra o governo e empresas russas, foi outro fator que acabou colocando o negócio em xeque, de acordo com especialistas.

saiba mais

Ministra anuncia venda de fábrica de fertilizantes da Petrobras à russa Acron

Guerra pode travar venda de fábrica de fertilizantes da Petrobras

 

No dia 11 de fevereiro, o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor, foi ao Mato Grosso do Sul acompanhado de representantes da Petrobras, para conversar com o governador Reinaldo Azambuja. O encontro foi comemorado pelo governo local, que há anos aguarda por um investidor na UFN-III.

A UFN-III foi planejada em um momento em que a Petrobras idealizou o uso do futuro gás do pré-sal como matéria-prima em diferentes negócios, um dos principais era a produção de fertilizantes, importado em larga escala pelo setor agrícola brasileiro.

A Acron é uma das líderes mundiais no fornecimento de fertilizantes. Em seu site, diz ter vendido seus produtos a 74 países em 2020. Entre seus principais mercados, estão "Rússia, Brasil, Europa e Estados Unidos".
Source: Rural

Leave a Reply