Skip to main content

A decisão da Indonésia de restringir as exportações de óleo de palma a fim de conter a alta nos preços em seu mercado interno deve se refletir em alimentos mais caros no Brasil, onde a commodity é usada principalmente na produção de alimentos industrializados como massas e biscoitos. O país importou 613,23 mil toneladas de óleo de palma no ano passado, sendo 76% desse volume de origem indonésia e terá que buscar novos fornecedores em um mercado cujo maior produtor, com quase 60% da produção mundial, estará fora das negociações.

LEIA TAMBÉM: Alimentos ficaram 13,2% mais caros no Brasil durante pandemia, aponta estudo

Óleo de palma pode representar até 40% do custo de produção de alimentos industrializados, como massas e biscoitos (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 

“Não temos como afirmar quanto o preço deve subir, mas eles já estão na máxima histórica, nunca estiveram tão altos. E se essa proibição e estender por um mês, que é o previsto, esses preços tendem a subir ainda mais”, observa o analista de mercado de fertilizantes e óleos vegetais da Stonex, Luigi Bezzon. Somente nesta quarta-feira (27/05), os preços da commodity negociada na Bolsa de Óleo de Palma da Malásia (Malaysia Palm Oil Board) registraram alta de 9,8% depois que o governo indiano recuou da decisão de manter as exportações do óleo bruto.

saiba mais

Preços de alimentos sobem em janeiro puxados por óleos vegetais, diz FAO

 

No Brasil, o principal uso do óleo de palma se dá na indústria de alimentos, que responde por mais de 50% consumo no país, estimado em 922 mil toneladas este ano. Com um ponto de saturação maior quando comparado a outros óleos vegetais, a matéria prima é empregada na substituição de gorduras trans na fabricação de alimentos industrializados. Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) destaca que o óleo de palma pode representar até 40% dos custos de produção de alguns produtos.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

“O preço deste insumo pode causar grande impacto nos custos de produção dos alimentos que utilizam este ingrediente em sua formulação, podendo chegar a 40% em determinados produtos, como massas e biscoitos”, afirma a entidade em texto no qual defende a redução da alíquota do imposto de importação do óleo de palma de 9% para 0% por um prazo de doze meses. “A ABIA entende que a redução da alíquota do imposto de importação deste insumo é o caminho mais eficiente para garantir o abastecimento interno, minimizar o impacto nos custos de produção e no valor final para o consumidor”, afirma a entidade.

saiba mais

Índia suspende negócios de commodities agrícolas para combater a inflação

 

Nos demais setores, a alta do preço do óleo de palma deve gerar um efeito em cadeia, com a valorização de outros óleos vegetais como o de soja, o mais usado no Brasil e matéria prima importante para a produção de biocombustíveis e para a alimentação animal. Desde sexta-feira, a commodity já acumula valorização de 5% em Chicago, puxada pela perspectiva de maior demanda em substituição ao óleo de palma. “A Índia, por exemplo, importa tanto óleo de soja quanto de palma e, com essa proibição, com certeza vai correr para as indústrias de óleo de soja, aumentando as exportações e as vendas”, completa Luiggi.

Procurada, a Associação Brasileiras das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) confirma que a “escassez de óleos vegetais decorrente das dificuldades logísticas (portos fechados) do óleo de girassol na Ucrânia e a proibição de exportações da Indonésia ampliam o mercado para outros países produtores”, sendo perceptível o aumento da demanda internacional. A entidade, contudo, ressalta que “ainda é cedo para falar em volumes”.

saiba mais

No "celeiro do mundo", fome avança sobre a zona rural

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Pala (Abrapalma), por sua vez, não enviou posicionamento oficial, mas informou que a “indústria de alimentos utiliza blends e consegue enfrentar a flutuação dos preços das commodities lançando mão de mais de uma fonte” e que o país possui capacidade instalada para refinar o óleo bruto caso a Indonésia mantivesse a flexibilização anunciada na terça-feira (26/04).

 
Source: Rural

Leave a Reply