Skip to main content

Comer casca de banana, laranja ou batata pode não ser um hábito comum, mas é um bom jeito de evitar desperdícios e diminuir os gastos com alimentação. Mais de 930 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas todo ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O cálculo representa 20% da quantidade total de alimentos produzidos no mundo.

LEIA TAMBÉM: 6 frutas para plantar no quintal de casa

Consumir as partes que geralmente são descartadas também faz bem para a saúde, já que nas cascas e nos talos existem grandes quantidades de vitaminas e nutrientes.

Antes de jogar as cascas das frutas e legumes fora, veja na lista a seguir alguns motivos fazer o aproveitamento integral de 11 alimentos.

banana-casca (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

 

1- Banana

 

 

 

A casca da banana é fonte de potássio, luteína e o aminoácido triptofano, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina. A nutricionista funcional e esportiva Fernanda Cosi complementa que a fruta também conta com polifenóis, substâncias reconhecidas cientificamente pelo seu potencial antioxidante.

“O melhor é que essas substâncias estão presentes também na casca, que se utilizada em preparações como um bolo por exemplo, faz com que ele apresente um teor mais baixo de lipídios e carboidratos e maior quantidade de fibras, quando comparado com a preparação utilizando apenas a banana”, explica.

saiba mais

Sem desperdício: veja como fazer bolo de casca de banana e doce da fruta

 

2- Abobrinha

 

 (Foto: Cozinha Técnica)

 

A abobrinha e sua casca são fontes de fibras, betacaroteno, fontes de Vitamina C e dos minerais cálcio, fósforo e ferro. Além disso, a casca possui uma substância chamada luteína, um carotenóide de efeito antioxidante.

“Pode ser utilizada em receitas como antepastos ou em formas de fatias finas, para um macarrão de abobrinha refogado al dente”, sugere.

saiba mais

 Abobrinha refogada é saudável e fica pronta em 20 minutos; como fazer

 

3- Berinjela

 

 

 

Além das  vitaminas A, C, B1, B2 e B3, a casca da berinjela também conta com minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro, magnésio e antocianina, que é um antioxidante que atua no bloqueio dos radicais livres nas células e previne o envelhecimento precoce.

A nutricionista alerta que tanto o vegetal quanto a casca só devem ser consumidos após passarem por cozimento, pois contém solanina, uma substância que pode provocar distúrbios gastrointestinais.

saiba mais

Como fazer molho de casca de berinjela para macarrão

 

4- Batata doce

 

A casca da batata doce ajuda a aumentar a imunidade (Foto: Divulgação )

 

A casca da batata doce é rica em fibras, minerais como cálcio, fósforo, zinco e potássio e vitamina A, C e antioxidantes, que auxiliam a prevenir o envelhecimento precoce e reforçam a imunidade.

Fernanda Cosi destaca que a principal fibra presente na batata doce é a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e a melhorar o funcionamento do intestino, por isso, “cozinhar a batata com a casca é uma ótima alternativa de preparo pois ajuda a minimizar a perda de nutrientes”.

saiba mais

Como fazer chips de batata doce

 

5- Batata inglesa

A casca da batata é fonte de fibras e minerais (Foto: @cleanfoodcrush/Reprodução)

 

 

Muitas vezes desprezada, a casca da batata é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, que são fundamentais para a saúde. "Após ser bem higienizada pode ser utilizada para fazer chips crocantes, apenas adicionando às cascas uma colher de sopa de azeite e levando ao forno ou fritadeira a ar até dourar”, indica.

6- Cebola

 

 

A maior parte dos nutrientes da cebola está na casca (Foto: Px Here/Creative Commons)

 

É na casca da cebola que se encontra a maior parte dos minerais e compostos bioativos do vegetal. A especialista destaca que os flavonoides presentes na casca agem contra os radicais livres e previnem o envelhecimento das células.

Após higienizar, a casca da cebola pode ser utilizada no preparo de sopas e caldos, dando cor e sabor a eles, além de enriquecê-los com seus nutrientes.

saiba mais

Salada colorida combina folhas e frutas. Aprenda a fazer

 

7- Kiwi

 

 

O kiwi também pode ser consumido com casca (Foto: Divulgação )

 

O kiwi é um exemplo de alimento em que a casca possui significativamente mais antioxidantes que a polpa. Apesar de apresentar uma textura peluda, não muito agradável ao paladar, sua casca deve ser consumida sempre que possível. Uma sugestão é bater em sucos e vitaminas.

saiba mais

10 sucos para viver melhor e aproveitar os alimentos

 

8- Laranja

 

A casca da batata é fonte de fibras e minerais (Foto: Ernesto de Souza / Editora Globo)

 

Assim como a casca da banana, a casca da laranja também é riquíssima em polifenóis. Ou seja, substância antioxidante responsável por prevenir o envelhecimento precoce e combater diversas doenças de perfil inflamatório. Além disso, melhora o aspecto da celulite. Uma forma interessante de se consumir é em geleias e bolos.

saiba mais

Bolo de laranja com casca fica fofinho e tem cobertura do próprio suco

 

9- Maçã

A casca da maçã é fonte de fibras e antioxidantes (Foto: Aires Mariga/Epagri)

 

Você não precisa descascar a maçã antes de consumir. Sua casca é uma excelente fonte de fibras e antioxidantes. “A dica é ralar a casca e utilizá-la no preparo de bolos, que contarão com uma maior quantidade de fibras e nutrientes dessa forma”, recomenda a nutricionista.

saiba mais

Cera em frutas como maçã serve para proteção e não faz mal à saúde

 

10- Manga

A manga possui vitaminas A e C na casca (Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo)

 

A manga possui mais fibras na casca do que na polpa. Além disso, também é rica em vitaminas A e C, que melhoram a saúde da pele e fortalecem o sistema imunológico. Pode ser utilizada no preparo de doces, geleias ou compotas.

saiba mais

Tomate é fruta ou legume? Veja 11 curiosidades sobre o alimento

 

11- Tomate

Vitamina C, cálcio, fósforo e ferro estão presentes na casca do tomate (Foto: Divulgação/Basf)

 

Na casca do tomate há uma grande concentração de betacaroteno e maior quantidade de fibras que em sua polpa. Também possui vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Se há incômodo por causa da textura de película, bater no liquidificador para preparar molhos ou comê-la crua na salada em conjunto com a polpa são boas alternativas.

“Pessoas com condições renais devem evitar o consumo de cascas de frutas e vegetais por conterem alto teor de potássio, cujo acúmulo nesses pacientes pode causar sérios problemas de saúde”, aconselha Fernanda Cosi.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply