Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (25/4)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Agrishow retoma formato presencial

 

A Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), voltou a ocorrer presencialmente nesta segunda-feira (25/4), após ser suspensa em 2020 e 2021 em virtude da covid-19, com altas expectativas mesmo num cenário de crédito mais caro e custos de produção com tendência de alta. A 27ª edição da feira, considerada uma das maiores do mundo em tecnologia agrícola, vai até sexta-feira (29/4). O bom momento que vivem empresas do agronegócio por causa dos preços valorizados de commodities tende a impulsionar os resultados da feira. O setor de máquinas agrícolas, que tem destaque na Agrishow, vem crescendo nos últimos anos.

 

Feirasgrishow (Foto: Divulgação/Agrishow)

 

 

 

 

Bolsonaro volta a defender mineração em terra indígena

Em discurso na cerimônia de abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender a mineração em territórios indígenas para estimular a produção de fertilizantes e a ampliação do porte e posse de armas no meio rural. A 27ª edição da feira, uma das maiores do setor de tecnologia agrícola, voltou a ser realizada de forma presencial depois de dois anos, em um momento de alta dos juros e encarecimento do crédito, além de aumento nos custos de produção e escassez de insumos. “Temos um projeto do ano passado do Ministério das Minas e Energia permitindo que essas áreas indígenas, se a etnia quiser, explorar o subsolo, para o indígena ter atividade igual ao do fazendeiro ao lado. Os indigenistas estão conosco também”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro (Foto: Reuters)

Importação de fertilizante

As importações brasileiras de fertilizantes químicos alcançaram 2,08 milhões de toneladas no acumulado deste mês, e já superaram o volume total de 1,88 milhão adquirido pelo país em abril do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (25/04). A média diária de embarques passou de 94,19 mil toneladas em abril de 2021 para 149 mil toneladas ao dia até a quarta semana do mês. Além disso, o valor médio dos adubos mais que dobrou, ao passar de 280,3 dólares por tonelada em abril de 2021 para 634,5 dólares neste mês, informou a Secex.

Agricultor mostra fertilizante antes de aplicação (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Arroz de terras altas

O arroz de "terras altas" ou arroz de sequeiro pode ganhar terreno no Brasil, segundo pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão. Ele é cultivado na região central do país de forma diferente da tradicional, ao invés de inundação, como ocorre na região Sul, ele é cultivado sob pivôs de irrigação. O custo de produção do arroz de sequeiro é mais baixo que o do milho e do feijão, por demandar menos defensivos. Na visão da Embrapa, isso deve fazer com que a cultura ganhe espaço no Brasil, visto que a variedade de arroz também promete uma boa rentabilidade. Um hectare de arroz de terra alta é capaz de gerar 120 sacas por hectare.

Plantação de arroz em Rio Verde (GO) (Foto: Divulgação)

Óleo de palma

Consumidores globais de óleo comestível não têm outra opção a não ser pagar mais caro pelo fornecimento do produto depois da surpreendente proibição de exportação de óleo de palma pela Indonésia. A medida do maior produtor de óleo de palma do mundo forçou os compradores a buscar alternativas, que já estão em falta devido ao clima adverso e à invasão da Ucrânia pela Rússia. A decisão da Indonésia de proibir as exportações a partir de quinta-feira elevará os preços de todos os principais óleos comestíveis, incluindo óleo de palma, óleo de soja, óleo de girassol e óleo de colza, preveem especialistas da indústria.

óleo de palma (Foto: Divulgação)

 

Produtor não recebe fertilizante comprado em 2021

A crise dos fertilizantes, agravada pela guerra entre Rússia, que fornece cerca de 20% do fertilizante usado no Brasil, e Ucrânia, pode gerar outra onda de processos, agora movidos por produtores que fecharam contratos antecipados de compra desses insumos e não estão recebendo os produtos, que sofreram aumentos de até 200%. É o caso de um grande sojicultor do Mato Grosso do Sul que fez um contrato de compra de R$ 2 milhões no ano passado com uma revenda do Mato Grosso para receber 694 toneladas de fertilizantes neste ano. Os advogados entraram com uma notificação extrajudicial para que a empresa, que não apresentou nenhuma justificativa para o atraso, cumpra o cronograma.

Fertilizantes (Foto: Thinkstock)

 

Segurança alimentar

Embaixadores e chefes de missão de 18 países da América Latina e do Caribe, do Canadá, dos Estados Unidos e da Espanha apoiaram as ações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em prol da segurança alimentar e manifestaram a necessidade de assegurar o diálogo e os entendimentos regionais para enfrentar a disparada dos preços dos alimentos e da energia, principalmente com a guerra no Leste Europeu em curso. Em encontro na Costa Rica, o diretor geral do IICA, Manuel Otero, falou sobre os efeitos da crise entre Rússia e Ucrânia nos sistemas agroalimentares das Américas, destacando que esse contexto se soma às graves consequências econômicas e sociais que foram produzidas por mais de dois anos de pandemia e pelo agravamento da crise climática.

 (Foto: Divulgação/Koelnmesse)

Exportação de frutas do Brasil cresce

Mesmo com mais desafios da logística global, que inclui a guerra entre Rússia e Ucrânia e os novos fechamentos de portos chineses, as exportações de frutas frescas brasileiras atingiram 250 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano na comparação com o período de janeiro a março de 2021, um crescimento de 2% em volume. Já o faturamento se manteve estável em US$ 196 milhões, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). O destaque foi o limão, com volume embarcado 20% maior. A manga, fruta mais exportada em 2021, registrou aumento de 9% em volume no trimestre, mas queda de 8% em valor.

Frutas (Foto: Reprodução/WikimediaCommons)

 
Source: Rural

Leave a Reply