A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou nesta segunda-feira (18/04) a assinatura de memorando de entendimento com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (Siam) durante a missão do governo brasileiro na Índia. O objetivo do acordo, segundo a entidade, é "construir uma agenda integrada para redução de emissões na matriz de transporte veicular" no país.
LEIA TAMBÉM: Índia contrata exportação de 8 mi t de açúcar em 2021/22
O setor de cana-de-açúcar é um dos poucos que devem se expandir em 2022, diante da alta de custos que limita os investimentos nas lavouras (Foto: Estúdio de Criação/Editora Globo)
A Unica destaca, em comunicado, que vem trabalhando com os indianos desde 2019 e que os resultados incluem a elevação da mistura do etanol na gasolina a 20% até 2025 – a expectativa é que a mistura alcance 10% já até o fim deste ano. Além disso, o país começará no segundo semestre de 2022 a produzir carros com motores flex fuel, que permitem uso de 100% do etanol.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
"Mais do que um parceiro estratégico do Brasil nessa agenda, a Índia tem todas as condições de se tornar um importante player na Ásia na agenda de descarbonização", afirmou em nota o presidente da Unica, Evandro Gussi.
saiba mais
Falta de chuvas derruba o volume processado de cana em 13,6%
Vendas de açúcar na Índia devem bater recorde
A missão brasileira na Índia é liderada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e tem por objetivo um trabalho conjunto dos dois países na área de biocombustíveis. Além do ministro e de integrantes do governo, representantes dos setores sucroalcooleiro e automobilístico também estão presentes. A agenda de compromissos vai da terça-feira (19/04) até sexta-feira (22/04).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural