Skip to main content

A Ucrânia tem capacidade de armazenamento insuficiente mesmo para sua colheita de grãos reduzida em 2022, e o país luta para exportar os estoques existentes durante a invasão russa, disse o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas nesta terça-feira (19/04). Jakob Kern, coordenador de emergência do Programa Mundial de Alimentos na Ucrânia, citou estimativas de que 20% das áreas plantadas na Ucrânia não serão colhidas em julho e que a área de plantio da primavera será cerca de um terço menor do que o normal.

LEIA TAMBÉM: Saca de milho custa quase o dobro de dois anos atrás

 

Cultivo de trigo na região do Leste Europeu (Foto: REUTERS/Eduard Korniyenko)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Ucrânia é o quinto maior exportador mundial de trigo e está entre os três maiores de milho, cevada e sementes de girassol. A produção de trigo em 2021 atingiu cerca de 40 milhões de toneladas, com outros 50 milhões de toneladas para as outras três commodities. Um grande desafio este ano é a exportação dos estoques existentes de grãos para abrir capacidade de armazenamento para a safra de 2022 e gerar caixa para a compra de sementes e fertilizantes para a próxima temporada de plantio, disse Kern em entrevista coletiva via link de vídeo da Ucrânia.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Kern afirmou que, segundo o Ministério da Agricultura ucraniano, o país costumava exportar quase todos os seus grãos e oleaginosas –até 6 milhões de toneladas por mês– através de portos marítimos que agora estão bloqueados pelo conflito. "Estima-se que 15 milhões de toneladas de grãos não terão espaço nos silos do país", disse.

saiba mais

Trigo cresce e soja cai entre as importações chinesas

Preço do milho na China limita demanda do setor de suínos

 

 

 

Se a Ucrânia não puder exportar seus estoques atuais, os agricultores podem não conseguir arcar com os custos de colheita, muito menos plantar a safra do próximo ano, acrescentou. A falta de grãos ucranianos nos mercados mundiais vem elevando os preços dos alimentos em todo o mundo. O Programa Mundial de Alimentos está gastando 70 milhões de dólares a mais por mês para comprar a mesma quantidade de alimentos do ano passado, disse Kern.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply