Confira os destaques desta terça-feira (12/4):
Fertilizantes
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (12/04) a apoiadores que a neutralidade do Brasil na invasão militar que a Rússia fez à Ucrânia garantiu a manutenção do fornecimento de fertilizantes russos, destacando a importância do insumo para o agronegócio brasileiro. Bolsonaro também comentou que devido à guerra na Ucrânia aquele país do leste europeu não está exportando trigo, o que está pressionando seus preços tanto no mercado internacional como no Brasil. "Alguém vai pagar essa conta", disse.
bolsonaro (Foto: Reuters)
Conflito em aldeia
Uma comunidade indígena armada por garimpeiros ilegais atacou uma aldeia Yanomami em sua reserva em Roraima, matando dois de seus membros e deixando cinco pessoas feridas, disse um líder indígena nesta terça-feira (12/04). No final do mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) em Roraima apresentou à Justiça um pedido para obrigar a União a retomar ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.
Indígena Yanomami acompanha agentes do Ibama durante operação contra garimpo ilegal na floresta amazônica (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)
Nitrogênio
Diminuir a dependência da importação de nitrogênio tem sido prioridade para produtores rurais. Pesquisadores brasileiros, mesmo antes do conflito Rússia-Ucrânia, já vinham se dedicando a estudar e oferecer alternativas que barateassem os custos do produtor e facilitassem a fixação de nitrogênio no solo. Uma solução que tem ganhado mais atenção é o uso das forrageiras, plantas que servem como fonte de alimento para animais, variando entre gramíneas ou leguminosas. Prática é economicamente favorável, pois a leguminosa enriquece o solo, a gramínea cresce melhor e gado engorda mais rapidamente.
Trevo tropical em área de integração lavoura-pecuária-floresta no Sul da Bahia (Foto: Divulgação/Embrapa)
Atraso na soja
A comercialização de soja 2021/22 do Brasil atingiu 56,6% da produção projetada, com um atraso ante a média histórica para esta época, à medida que produtores apostam em melhores oportunidades, avaliou nesta terça-feira (12/04) a consultoria Safras & Mercado. Houve um avanço de oito pontos percentuais na comparação com o índice de vendas obtido no início do mês passado. Ainda assim, os negócios estão mais lentos em relação ao patamar verificado para o mesmo período.
Grãos de soja em supermercado em Pequim, China (Foto: REUTERS/Tingshu Wang)
Mamoeiro gigante
Uma árvore localizada na cidade de Cafelândia, no interior do Paraná, é a nova detentora do título de “maior pé de mamão do mundo” no Guinness World Records. A recordista está nas terras de Tarcísio Foltz que, com a ajuda de Gilberto Franz e um drone, mediu a árvore pela primeira vez. A dupla afirma que o registro é “uma honra muito grande” e também acreditam que o feito é uma forma de divulgar o nome de Cafelândia pelo mundo e fazer com que os habitantes da cidade sintam gratidão e orgulho de suas raízes.
O mamão amadurece em 4 a 6 semanas após a abertura da flor do mamoeiro. A partir desse momento, a colheita pode ser feita (Foto: Divulgação/Guinness World Records)
Anufood
Após dois anos, a Anufood Brazil, feira internacional de alimentos e bebidas, retoma nesta terça-feira (12/4) a edição presencial na capital paulista com apelo à tecnologia e tendências de consumo. As duas principais novidades do evento são pavilhões próprios para startups do setor apresentarem suas tecnologias e um espaço específico para alimentos orgânicos.
Anufood Brazil 2019 (Foto: Divulgação/Anufood Brazil )
Source: Rural