O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (12/04) a apoiadores que a neutralidade do Brasil na invasão militar que a Rússia fez à Ucrânia garantiu a manutenção do fornecimento de fertilizantes russos, destacando a importância do insumo para o agronegócio brasileiro.
LEIA TAMBÉM: Plano de fertilizantes deve dar resultado só em cinco anos, diz ex-ministro
Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
"Nessa guerra lá fora, queriam que eu tomasse partido. Meu partido é o Brasil, temos negócios com a Rússia, somos neutros e continuamos recebendo fertilizantes deles. Imagina o nosso agronegócio sem fertilizantes, cairia a produtividade", disse ele, em vídeo divulgado nas redes sociais.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
Bolsonaro também comentou que devido à guerra na Ucrânia aquele país do leste europeu não está exportando trigo, o que está pressionando seus preços tanto no mercado internacional como no Brasil. "Alguém vai pagar essa conta", disse.
saiba mais
Indígenas se reúnem em Brasília e prometem candidaturas próprias
Marcos Montes assume o Ministério da Agricultura
Mesmo diante de críticas da comunidade internacional, o presidente tem buscado manter sua postura de neutralidade desde o início da guerra, no final de fevereiro. Na ONU, no entanto, o Brasil já votou a favor de resoluções contrárias à Rússia. Pouco antes da deflagração do conflito armado, Bolsonaro se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural