O final de semana será de muita chuva e tempo instável no Sul do Brasil. Há riscos elevados de temporais para o norte, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sul, sudoeste e oeste do Paraná, aponta o boletim da Climatempo. No interior paranaense há riscos para a queda de granizo no decorrer da sexta-feira (8/4), enquanto na capital Florianópolis (SC) e no litoral norte do estado gaúcho a tendência é de temporais já pela manhã.
LEIA TAMBÉM: Quando começa a fazer frio em 2022? Temperatura deve cair mais cedo este ano
"A chuva forte vem acompanhada de raios e possíveis rajadas de vento em torno de 60 km/h. Há condições para altos acumulados em curto período e riscos de alagamentos e enchentes", alerta a Climatempo.
soja grãos plantação chuva tempestade lavoura (Foto: Getty Images)
No sábado (9/4) e no domingo (10/4), as instabilidades diminuem sobre o centro-sul gaúcho, e os dias devem ser de nebulosidade, porém sem chuva forte. Já em Santa Catarina, o tempo segue carregado no leste, no litoral, no Vale do Itajaí e na capital. No Paraná, as pancadas de chuva se intercalam com o sol, mas ainda com riscos de temporais no interior.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
No Sudeste, chuva em São Paulo
A sexta-feira (8/4) ainda será marcada por sol e calor em todo o estado paulista. No interior e no litoral, as máximas ficam entre 30 a 33°C em alguns pontos. "A chuva se concentra entre a tarde e a noite sobre todas as regiões paulistas, devido a uma mudança no padrão da circulação dos ventos e tem risco para chuva forte por todo o leste e sul de São Paulo".
No sábado (9/4), as temperaturas se elevam com a aparição do sol, porém a chuva forte deve chegar à tarde, com raios e rajadas de vento sobre todas as áreas. "A sensação será de ar abafado no interior, capital e litoral no decorrer do dia". No domingo (10/4), o dia será marcado por muita nebulosidade no litoral norte e na Baixada Santista e a chuva acontece em vários momentos.
No sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira, a previsão é de chuva fraca e isolada com tempo aberto. No norte mineiro, não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar deve ficar baixa. A Climatempo aponta que o tempo ficará firme no Rio de Janeiro, exceto no sul da capital Rio de Janeiro que pode registrar chuvas irregulares.
saiba mais
Soja: Conab reduz previsão de exportação do Brasil
Milho: Conab eleva estimativas de safra, exportação e consumo
Chuvas pontuais no Centro-Oeste
O calor e a umidade devem provocar chuva na região central. Ainda que em baixos volumes, volta a chover em Goiás e em Mato Grosso, enquanto o Distrito Federal segue com forte calor. "Pode chover forte no nordeste do Mato Grosso do Sul e na capital Campo Grande, mas as áreas mais próximas ao Paraguai terão tempo firme".
Tempo instável no Nordeste
O destaque do Nordeste é o calor, mas há previsão para chuva forte no litoral do Mranhão, Piauí e Ceará, principalmente na parte da tarde. A costa leste do Nordeste segue com pancadas de chuva com moderada intensidade ao longo do dia, mas o calor persiste. "O tempo segue instável no litoral do Rio Grande do Norte e Paraíba, com chuva nas capitais Natal e João Pessoa".
saiba mais
Plantio de cana transgênica quase dobra no Brasil
Alta umidade e pancadas no Norte
A umidade segue provocando pancadas de chuva no Norte brasileiro e é alto o risco para temporais no Amazonas, Pará e Amapá. Muitas nuvens se formam sobre o sul de Roraima, Manaus e oeste do Acre e a chuva vai acontecer em vários momentos da sexta-feira (8/4). As maiores temperaturas estão previstas para Belém (PA), com máxima de 33º e 34º em Boa Vista (RR.)
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural