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Um mural gigante assinado pelo artista Eduardo Kobra chama a atenção de quem passa pela esquina da avenida Pedro de Morais com a rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros, na capital paulista. A obra “Colheita”, uma ação de marketing bancada pela Nespresso, retrata Lucimar Silva, uma colhedora de café que se tornou gestora de três fazendas no Cerrado Mineiro que produzem grãos especiais com a marca da sustentabilidade para o mercado interno e externo.

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Cafeicultora é homenageada em mural gigante feito por Kobra (Foto: Divulgação)

 

“Minha ficha ainda não caiu. Estou honrada e feliz com essa homenagem, vivendo um conto de fadas como a Cinderela”, disse Lucimar à Globo Rural nesta terça (5/4), contando que passou os dois últimos dias respondendo a mensagens em suas redes sociais especialmente de mulheres que se sentiram inspiradas por sua trajetória que a deixaram ainda mais emocionada.

Aos 14 anos, Lucimar começou a trabalhar com a mãe, Rosa, na colheita de café em Minas. Se apaixonou pela cultura e nunca mais largou. “Eu trabalhava na lavoura, mas não deixei em nenhum momento de estudar à noite. Além de me formar em administração de empresas, fiz todos os cursos ligados a café que apareciam, entre eles segurança do trabalho, monitoramento de pragas, irrigação”, conta. 

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Sua carreira na empresa Guima Café, dona das três fazendas, incluiu a passagem pela pós-colheita e pelas cantinas da fazenda, antes de chegar ao setor administrativo, onde começou fazendo estágio na área de certificação de segurança do trabalho. “Fui promovida depois a coordenadora, a gerente e há dois anos assumi a gestão do Guima Café antes, durante e depois da porteira”, diz, explicando que atua no planejamento da lavoura, na gestão dos processos nas fazendas e na comercialização do café. Ela também tem a certificação de Q- Grader, profissional responsável por avaliar e testar as qualidades dos cafés especiais.

Lucimar, que se casou aos 16 anos e comanda uma equipe de cem funcionários, a maioria homens, trabalha ao lado das filhas, Bárbara, 23 anos, formada em direito, e Gabriely, 22 anos, que cursou agronomia. “São meus braços direitos. O grupo também acredita no potencial delas porque a gente não pode trabalhar só a sucessão de herdeiros, tem que trabalhar a sucessão da equipe”.

A ideia do mural partiu de uma reunião no final do ano passado em que o gerente de sustentabilidade da Nespresso, Guilherme Amado, pediu sugestões sobre a participação das mulheres no negócio do café. “Eu disse a ele que além de reconhecimento, as mulheres precisavam de visibilidade porque a maioria trabalha a vida toda e nem tem identidade própria. São mais conhecidas como a filha do Pedro, a irmã do João etc.”

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Lucimar diz que sempre quis inspirar outras mulheres a lutarem por seus sonhos e saírem da invisibilidade, mas nunca imaginou que seria retratada em uma obra tão grande em tamanho e importância. “Não é só a minha história, o meu legado. A homenagem é para todas as mulheres do café e também para os homens. Creio que fui escolhida porque não sou herdeira ou proprietária, trabalhei muito para chegar onde estou e pelo fato de ser muito difícil encontrar mulheres gerenciando negócios.”

A homenagem é para todas as mulheres do café e também para os homens. Creio que fui escolhida porque não sou herdeira ou proprietária, trabalhei muito para chegar onde estou e pelo fato de ser muito difícil encontrar mulheres gerenciando negócios."

Lucimar Silva, gestora de três fazendas da Guima Café 

Criada pela mãe e avó para ser forte e resiliente, Lucimar diz que Rosa está aposentada e não esconde o orgulho por sua trajetória vitoriosa. “Ela ficou tão emocionada como eu com a homenagem no mural.”

As três fazendas instaladas em Varjão de Minas e Pato de Minas têm no total 1.600 hectares, sendo 880 de café. Além de ser uma das 1.200 fazendas do país certificadas pelo Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, o grupo exporta grãos verdes para torrefação na Alemanha, Estados Unidos e Japão.

Cafeicultora é homenageada em mural gigante (Foto: Divulgação )

 

O mural de 25 metros de largura por 10 metros de altura faz parte da campanha “Padrões foram feitos para serem quebrados”, criada pela Nespresso para lançar seu novo sistema de café em cápsulas. Juliana Garcia, gerente de Marca e Comunicação da empresa, disse que a obra destaca a paixão e a trajetória de Lucimar e também é uma homenagem à cadeia do café, materializando o compromisso da Nespresso com a sustentabilidade e o cuidado com as pessoas.

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“Trabalhamos a inclusão, principalmente da maior presença de mulheres no campo, e queríamos quebrar o padrão também na forma de passar essa mensagem. Por isso, escolhemos o artista Eduardo Kobra para desenvolver essa obra em um mural que pudesse chamar atenção de todos que passam pela região.”

Segundo a gerente, a pintura demandou cinco semanas de trabalho do artista, que cuidou também da negociação com a Prefeitura de São Paulo e o dono do prédio. Kobra também é autor de um mural grafitado de 5.742 m² que homenageia o chocolate e é o maior do mundo. A obra foi instalada em 2017 às margens da rodovia Castello Branco.

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Source: Rural

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