Skip to main content

A falta de chuvas na faixa central do Brasil é o destaque da semana. Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, metade sul do Tocantins e Piauí não devem ter chuvas generalizadas, e somente chuvas irregulares. Nessas regiões, "a semana será marcada por tempo aberto, temperaturas em elevação e chuvas em forma de pancadas localizadas", afirma Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Soja: colheita e venda ficam mais lentas no Brasil

Faixa central terá dias sem chuvas volumosas  (Foto: Ormuzd Alves/Ed.Globo)

 

A primeira quinzena de abril vai manter a tendência de chuvas organizadas sobre o Sul do Brasil, ao contrário da região central. Já no Norte do país, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a chuva se mantém regular em Rondônia, Pará, noroeste do Mato Grosso e norte do Tocantins, do Piauí e do Maranhão.

De acordo com o especialista, abril será crucial para o desenvolvimento das lavouras de segunda safra, em especial, o milho. "Os corredores de umidade ficam voltados ao Sul nesta época do ano, e como não temos mais influência direta do La Niña, a atmosfera começa a apresentar uma característica de neutralidade, imperando as condições regionais de cada localidade", explica Santos.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Com as chuvas localizadas, os produtores do Sul podem ter problemas no andamento da colheita da soja, que ainda está em andamento em alguns locais, mas, por outro lado, também traz plenas esperanças para o plantio da nova safra de trigo, avisa o agrometeorologista.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply