Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (04/4)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Colheita e venda de soja

A colheita de soja do Brasil atingiu 81,7% de toda área cultivada no país na temporada 2021/22 até o final da semana passada, afirmou nesta segunda-feira (04/04) a consultoria Pátria AgroNegócios, notando que os trabalhos de campo estão mais lentos perto do final, assim como as vendas limitadas pela queda nos preços. Com relação aos negócios, o recuo recente nas cotações da soja na bolsa de Chicago fez o produtor limitar as vendas. A commodity atingiu máximas em quase dez anos em março, acima de 17 dólares por bushel. Os preços despencaram na semana passada após o governo dos Estados Unidos estimar um plantio norte-americano acima do esperado em 2022.

Grãos de soja  (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

BNDES prorroga suspensão de novos financiamentos

Em circular direcionada aos bancos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que prorrogou a suspensão da contratação de crédito no âmbito do Plano Safra 2021/22. Assim, permanecem suspensos novos pedidos de financiamento até o dia 15 de abril. Desde o dia 7 de fevereiro foram suspensos, pelo Tesouro Nacional, novos pedidos de financiamento do Plano Safra 2021/22 por causa da falta de recursos para equalizar taxas de juros do crédito rural, normativa à qual o BNDES tem de acatar.

 (Foto: Alana Fraga/Ed. Globo )

Preço de alimentos industrializados

Levantamento mensal da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) divulgado nesta segunda-feira (04/04) aponta que os efeitos da guerra na Ucrânia já impacta o preço dos alimentos industrializados vendidos no Brasil, o que deve reduzir o consumo interno do país caso o quadro de instabilidade no leste europeu mantenha as cotações internacionais de commodities agrícolas e minerais em alta. No caso do trigo, o aumento apurado foi de 35,4% de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022 e de 1,5% no comparativo mensal. O mesmo ocorre com o milho, cujo preço variou 15,4% desde fevereiro de 2021, alcançando o valor de R$ 1.615 a tonelada.

Além dos custos com grãos, alta no preço do petróleo e gás natural também afetam custos da indústria de alimentos (Foto: Pixabay)

Etanol mantém vantagem em três estados

O etanol teve preços mais competitivos do que a gasolina em três Estados na semana passada – Goiás, Minas Gerais e São Paulo -, mostra levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Na semana, a paridade ficou em 66,89% em Goiás, 67,99% em Minas Gerais e 68,59% em São Paulo. Na média dos postos pesquisados no País, o etanol está com paridade de 69,29% ante a gasolina, portanto mais favorável do que o derivado do petróleo.

 (Foto: Max Pixel/Creative Commons)

Indígenas se reúnem em Brasília

Milhares de indígenas de várias etnias começaram a se concentrar, nesta segunda-feira (04/04), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), onde acontece, pelos próximos dez dias, a décima oitava edição do Acampamento Terra Livre. Após dois anos de atividades remotas (online) devido à pandemia da covid-19, o evento volta a reunir, presencialmente, os representantes de mais de 200 dos 305 povos indígenas existentes no país. A expectativa dos organizadores é que mais de 7 mil pessoas participem dos debates, atos e cerimônias que acontecerão até o próximo dia 14.

Esplanada dos ministérios, Brasília (DF) (Foto: Ana Volpe/Agência Senado)

Chineses enfrentam crise de fertilizantes

As restrições de atividades para controle da Covid-19 na China estão interrompendo o fornecimento de fertilizantes para a importante região agrícola no nordeste do país, a apenas um mês do plantio da primavera, ameaçando as safras de milho e soja deste ano. Os agricultores normalmente recebem o fertilizante no início de abril antes de aplicar nos campos no final do mês durante o plantio. Mas o pior surto de Covid na China desde o início da pandemia, há dois anos, desencadeou controles rígidos sobre o movimento de pessoas e mercadorias, diminuindo drasticamente as entregas.

Agricultor mostra fertilizante antes de aplicação (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

IPC-Fipe acelera alta a 1,28% em março

Os preços de Alimentação pesaram com força e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo acelerou a alta a 1,28% em março, de 0,90% no mês anterior. Os dados informados nesta segunda-feira (04/04) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostram que os custos de Alimentação tiveram alta de 2,43% em março, depois de subirem 2,26% em fevereiro. Habitação e Transportes também deram contribuições importantes para o resultado ao registrarem avanços dos preços de 0,81% e 1,68% em março.

 (Foto: REUTERS/Luis Cortes)

Exportação de óleo vegetal da Ucrânia

Uma interrupção na produção e exportação de óleo vegetal na Ucrânia devido à guerra com a Rússia pode continuar até junho, com retomada gradual a partir de julho, aumentando as tensões de oferta nos mercados europeus de oleaginosas, disse a consultoria Strategie Grains. Em uma análise anterior, a Strategie Grains havia feito uma suposição inicial de uma interrupção de um mês nas exportações de oleaginosas ucranianas. Mas agora, assim como outros analistas, vê uma interrupção prolongada. A consultoria reduziu sua previsão de importações de óleo de girassol da União Europeia –das quais quase 90% costumam vir da Ucrânia– em quase 800.000 toneladas, para cerca de 1,7 milhão de toneladas para 2021/22 e 2022/23.

Previsão inicial era de uma interrupção de um mês nas exportações ucranianas de óleo vegetal, mas agravamento do conflitou levou Strategie Grains a revisar suas estimativas (Foto: Reuters/Amit Dave)

 
Source: Rural

Leave a Reply