Skip to main content

A sobrecoxa do frango é uma parte carnuda e saborosa, perfeita para ser preparada no forno. Ideal para um almoço de final de semana, com mais tempo para seu preparo, essa receita ganha um toque especial da chef Rita Lobo, que adiciona uma manteiga caseira de maçã, super simples de ser feita. O resultado desse prato do Receitas é um frango douradinho e muito saboroso. 

LEIA TAMBÉM: Filé de frango empanado crocante e sequinho; veja como fazer

Sobrecoxa de frango (Foto: Reprodução/receitas Globo)

 

Sobrecoxa de frango: ingredientes

6 unidades de sobrecoxas de frango com pele e osso
6 colheres de chá de manteiga de maçã
2 unidades de maçãs fuji
2 unidades de cebolas grandes
6 dentes de alho
1 ½ colher de chá de gengibre ralado
½ xícara de chá de caldo de laranja
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

saiba mais

Sobrecoxa assada com manteiga temperada

 

 

Manteiga de maçã: ingredientes

1 quilo de maçãs fuji
⅓ xícara de chá de açúcar mascavo claro
⅓ xícara de chá de água
¼ colher de chá de canela em pó
1 unidade de anis-estrelado
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Caldo de 1 limão (cerca de 3 colheres (sopa))
1 pitada de sal

saiba mais

Salpicão de frango cremoso em 40 minutos: veja como fazer

Aprenda uma receita de fricassé cremoso de frango

 

Como fazer a sobrecoxa de frango

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira média. Corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque — assim as camadas permanecem unidas ao assar.

2. Lave, seque e corte as maçãs ao meio no sentido do comprimento. Descarte o miolo com as sementes e corte cada metade ao meio novamente. Com a lateral da faca, amasse e descasque os dentes de alho.

3. Numa tigela pequena, tempere a manteiga de maçã com uma pitada de sal e de pimenta a gosto. Misture o gengibre ralado ao caldo de laranja e reserve.

4. Coloque as sobrecoxas numa assadeira média de bordas altas (se preferir, utilize um refratário). Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta a gosto. Com as mãos, espalhe 1 colher (chá) da manteiga de maçã sob a pele de cada sobrecoxa, com cuidado para não descolar completamente a pele da carne.

5. Distribua os pedaços de maçã, de cebola e os dentes de alhos entre as sobrecoxas — o ideal é que fique tudo bem juntinho mesmo; isso deixa o preparo úmido. Tempere as cebolas com sal e regue tudo com o azeite. Adicione o caldo de laranja com gengibre à assadeira e cubra com papel-alumínio.

6. Leve as sobrecoxas ao forno para assar por 30 minutos. Retire o alumínio e volte a assadeira ao forno por mais 40 minutos para as sobrecoxas terminarem de assar, as peles ficarem douradas e as maçãs e cebolas ficarem bem macias.

7. Retire do forno e sirva a seguir com os pedaços de maçã, de cebola e o caldinho formado na assadeira. Fica uma delícia com homus de beterraba e salada de brotos de beterraba e cerefólio.

Como fazer a manteiga de maçã:

1. Lave e descasque as maçãs — tente fazer tiras longas da casca; elas serão usadas no cozimento e assim fica mais fácil pescá-las depois de cozidas. Corte as maçãs ao meio, descarte o miolo com as sementes e corte as metades em fatias de 0,5 cm.

2. Numa panela grande, coloque as fatias de maçã, o açúcar mascavo, a água e o caldo de limão. Adicione as especiarias, o sal, as tiras da casca e leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, até as maçãs ficarem bem macias.

3. Assim que as maçãs estiverem cozidas, desligue o fogo e, com uma pinça, pesque e descarte as tiras da casca e o anis-estrelado. Com um mixer, bata as maçãs com o caldo na própria panela até ficar liso (se preferir, utilize o liquidificador).

4. Volte a panela com maçã batida ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até formar uma pasta cremosa. Para verificar o ponto: com uma colher, coloque um pouco da manteiga de maçã num pires gelado e incline delicadamente; ela não deve escorrer.

5. Transfira a manteiga de maçã ainda quente para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Sirva fria com pães, crepes, bolos, iogurte, queijos ou carnes grelhadas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply