Skip to main content

Uma rede de supermercados limitou em seis unidades por cliente a aquisição de óleo de soja, vendido em embalagens de 900 ml. O registro do comunicado assinado pela direção da empresa foi feito em uma unidade, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O aviso, na gôndola onde ficam os produtos, informa que a intenção é "garantir a disponibilidade de produtos para todos". A foto do informe foi feita nesta quinta-feira (31/3).

LEIA TAMBÉM: Argentina sobe imposto de exportação de farinha de trigo e óleo de soja

Comunicado feito por rede de supermercado em unicade, em São Bernardo do Campo, limita compra de óleo de soja a seis unidades por cliente (Foto: Arquivo pessoal)

 

De acordo com seu site oficial, a rede tem 23 lojas, localizadas na cidade de São Paulo e na região do ABC. A empresa, que começou em 1942 com um pequeno armazém, em São Caetano do Sul, opera no ramo varejista desde 1970. Na gôndola da unidade onde o comunicado foi visto, os produtos citados variam de R$ 9,39 a R$ 9,69 a unidade, a depender da marca.

Os preços do óleo de soja ao consumidor têm subido nos últimos meses, em meio a um cenário de aumento de preços de commodities agrícolas, como a própria soja, e problemas registrados na safra brasileira, afetada pelo clima desfavorável, especialmente na região Sul.

Em fevereiro, o produto registrou aumento de 0,6%, de acordo como Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do primeiro bimestre, a alta foi de 2,04% na média nacional. E, no período de 12 meses, a alta foi de 10,94%.

saiba mais

Zerar tarifa de importação deve ter pouco impacto nos preços

Guerra Rússia e Ucrânia eleva custos e pressiona inflação no Brasil

 

Na tentativa de conter a alta dos preços e frear o impacto sobre a inflação, o governo incluiu o óleo de soja em uma lista de produtos que poderão ser importados sem tarifa. Decisão que atinge também produtos como margarina, muçarela e café torrado e moído.

Na ocasião, a Associação Brasileira da Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que representa o setor, avaliou entender a tentativa do governo, de aumentar a disponibilidade do produto e reduzir preços. No entanto, destacou que não está faltando óleo de soja e os preços estão alinhados com o mercado internacional.

Nas projeções da entidade, a produção de soja do Brasil na safra 2021/2022 deve ser de 125,3 milhões de toneladas. No entanto, o processamento interno deve ser recorde. De acordo com a Abiove, o consumo de óleo de soja no Brasil deve ser de 7,9 milhões de toneladas, abaixo do ano passado (8 milhões) e de 2020 (8,5 milhões de toneladas).
Source: Rural

Leave a Reply