Skip to main content

A tendência é que a cada 7 a 10 dias, pelo menos, uma frente fria avance pelo Sul do Brasil ao longo das próximas semanas. De acordo com a Rural Clima, no Mato Grosso do Sul, o tempo que estava aberto deve dar lugar às chuvas mais gerais devido ao avanço da frente fria. O clima deve se estender ao Sul, que pode registrar fortes chuvas até o final de semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

LEIA TAMBÉM: La Niña deve perder força no Brasil a partir de maio

Temperaturas vão cair no Sul nos próximos dias (Foto: Getty Images)

 

As chuvas fortes concentradas no Sul, aliadas às rajadas de vento em razão de uma forte massa de ar polar, provocam um declínio acentuado da temperatura. "Vai fazer frio desde o Rio Grande do Sul até o Acre", afirma Celso Oliveira, agrometeorologista da Climatempo. Há possibilidades até de geada na quinta-feira (31/3) nas áreas altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas o especialista ressalta que não devem alcançar as áreas agrícolas majoritárias.

No Sudeste, há a possibilidade para pancadas de chuva forte sobre São Paulo e sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro nesta quinta-feira (31/3) e também na sequência da semana. O Espírito Santo segue com chuvas irregulares.

O boletim da Rural Clima informa que no Centro-Oeste, o tempo segue instável e com possibilidades para chuvas, principalmente sobre o Mato Grosso e Tocantins. Em Goiás, clima aberto, mas com possibilidades para algumas pancadas irregulares ao longo dos próximos dias.

saiba mais

Áreas de milho safrinha devem ter chuva por pelo menos 30 dias

Com guerra, preços altos e tecnologia, Brasil deve ampliar a safra de trigo

 

"Há uma área com tempo seco entre Minas Gerais, Bahia e leste de Goiás. Algumas regiões estão há 30 dias sem chuvas significativas e isso vem trazendo problemas no desenvolvimento do milho e do algodão. Não há previsão de chuva pelo menos pelos próximos 10 dias", alerta o agrometeorologista da Climatempo.

Enquanto no Piauí, no Maranhão e no Pará o tempo segue instável e os próximos dias deverão ser marcados por pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras, na Bahia, o tempo segue aberto e sem expectativa para chuvas. Já em Roraima, a chuva deve chegar no início da próxima semana, informa a Rural Clima.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply