Skip to main content

O uso de temperos naturais, como alho, cebola, salsinha, coentro faz parte da cultura culinária brasileira. Classificados em três grupos (as ervas, as especiarias e os legumes), esses condimentos provocam sensações diferentes daquelas causadas por ingredientes artificiais e industrializados — além de trazer benefícios para a saúde.

LEIA TAMBÉM: Açafrão-da-terra: de tempero ao "chazinho da vovó", conheça benefícios e saiba como usar

Segundo o chef Moacir Santana, que participou da 2ª temporada do Mestre do Sabor, programa da TV Globo, a função dos temperos é agregar sabor. "A combinação deles pode mudar a experiência de sabor do mesmo prato. É a possibilidade de valorizar ingredientes e ressaltar elementos dentro da elaboração da receita”.

“É possível renovar pratos cotidianos com uma simples alteração do tempero”, explica Moacir. Pensando nisso, a Globo Rural preparou uma lista com 12 temperos naturais que podem deixar as receitas mais saborosas. Veja, a seguir, quais são, para que servem e como utilizá-los nos pratos.

Alecrim (Foto: Reprodução/Nika Akin /Pixabay)

 

 

1. Alho

Rico em vitaminas (A, B1, B2, B6, C e E), aminoácidos, adenosina e sais minerais (ferro, selénio, enxofre, silício, iodo e cromo), o alho ajuda a aumentar a imunidade, prevenir doenças e eliminar fungos e bactérias nocivas ao organismo humano. Na cozinha, é um ingrediente coringa, que pode ser usado para temperar qualquer tipo de receita. Segundo Moacir, ele vai muito bem com as bases do prato: no arroz e no feijão, por exemplo.

alho (Foto: Pixabay)

 

2. Coentro

O coentro é um antiséptico, antibiótico e anti-inflamatório natural, que apresenta diversas vitaminas (A, B1, B2, B3 e C) e ácido fólico, além de auxiliar na desintoxicação do corpo humano. Com um cheiro e gosto muito característicos, ele combina bem com moquecas, peixes e vinagretes. O chef Moacir destaca o papel desse tempero em pratos como saladas de feijão e ensopados.

Coentro (Foto: Reprodução/reStyled Living/Pixabay)

 

3. Gengibre

Muito utilizado para fazer sucos e xaropes, o gengibre também é uma boa opção como tempero, pois tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e termogênicas, que aceleram o metabolismo e dão energia aos consumidores. Esta raiz pode ser utilizada in natura ou em pó, ela vai bem com caldos e vegetais.

gengibre-raiz (Foto: Pixabay/Gate74/Creative Commons)

 

saiba mais

Como fazer carne desfiada bem temperada no molho

Faça panquecas de doce de leite no café ou de sobremesa

 

4. Tomilho

Ideal para o tempero de carnes – em especial, vermelhas -, o tomilho pode ser usado para fazer marinadas com os seus ramos ou incorporar os pratos pela retirada de suas folhas. Esta erva aromática é benéfica por estimular o funcionamento dos sistemas respiratório, digestivo e excretor.

Tomilho (Foto: Reprodução/Wimedia Commons)

 

5. Alecrim

Rico principalmente em vitaminas A e C, o alecrim ajuda a manter a imunidade e evita o envelhecimento da pele, ele também alivia a concentração de gases intestinais. É um tempero que, assim como o tomilho, pode servir para marinadas com seus ramos ou ter suas folhas colocadas no prato. Moacir sugere o seu uso no tempero de carnes, sobretudo de suínos e aves.

6. Manjericão

Recomendado para o alívio de dores de cabeça e estresse, o manjericão é uma erva que consegue agregar em quase todas as receitas. Contendo vitaminas (A, C, B1, B2 e B3) e minerais (cálcio, fósforo e ferro), ele é de grande ajuda no sistema imunológico. Por ser sensível ao calor, o chefe Moacir dá a dica de acrescentá-lo apenas no final do prato.

manjericao-manjericão (Foto: Pixabay/Jackmac34/Creative Commons)

 

saiba mais

Aprenda a fazer maionese caseira em poucos minutos

Brownie de café macio e com casquinha; veja como fazer

 

7. Açafrão

Fonte de cálcio, potássio, ferro, vitaminas B6 e C, o açafrão é conhecido por sua cor amarela característica e suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim como o gengibre, é um tempero que Moacir afirma acrescentar muito ao gosto de pratos cuja base é de vegetais.

pesquisa-embrapa-curativo-acafrao (Foto: Paulo Augusto Marques Chagas/UFSCar)

 

8. Orégano

O orégano também é um ingrediente versátil que consegue ornar em quase todos os tipos de prato. Ele pode ser utilizado fresco (recém-retirado da terra) ou seco (como é encontrado nos mercados, por exemplo). Antioxidante e antibiótico, ele auxilia na redução de inflamações e combate a má-digestão.

orégano (Foto: Divulgação / Unifran)

 

9. Canela

Rica em antioxidantes, polifenóis e minerais, a canela é uma especiaria termogênica e, como tal, ajuda a promover a aceleração do metabolismo. Apesar de ser mais conhecida por temperar pratos doces, ela também é muito útil para receitas salgadas, como carnes, cuscuz e purês.

Bolo de maçã com canela (Foto: Tudo Gostoso/Reprodução)

 

saiba mais

Mil folhas de mandioca para uma refeição especial; veja como fazer

Opção versátil na cozinha: faça carne moída simples e rápido

 

10. Lemon pepper

O lemon pepper é um tempero que combina raspas de limão e pimenta do reino. Ele apresenta nutrientes como a vitamina C, ácido cítrico, folato, magnésio, fósforo, potássio e ferro. Por seu sabor ácido, Moacir explica que ele vai bem com pratos compostos por peixes e frutos do mar.

Lemon pepper é um tempero que combina raspas de limão e pimenta do reino (Foto: Getty Images)

 

11. Cebola

Assim como o alho, a cebola também é muito utilizada no tempero de alimentos básicos da culinária brasileira, como o arroz e o feijão. Esta hortaliça é composta por vitaminas (A, B e C) e sais minerais (ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio), que são importantes agentes nutritivos para o bem-estar humano.

cebola (Foto: Px Here/Creative Commons)

 

12. Salsa ou salsinha

Por ter um cheiro e gosto mais neutros, a salsinha pode ser utilizada tanto para temperar quanto para decorar diversos pratos. Com altas concentrações de vitaminas (A, B, C, E e K), ácido fólico e minerais, o condimento tem efeito diurético e é recomendado para eliminar toxinas e excesso de líquido do corpo.

Como Plantar Salsinha (Foto: Thinkstock)

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply