Skip to main content

O chefe do Programa Mundial de Alimentos da ONU alertou nesta terça-feira que a guerra na Ucrânia ameaça devastar os esforços do PMA para alimentar cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo porque a Ucrânia passou "de celeiro do mundo para limiar da pobreza".

LEIA TAMBÉM: Guerra impede exportação de carne à Rússia e eleva custos no setor

Chefe do Programa Mundial de Alimentos da ONU, David Beasley, alertou para os riscos da guerra entre Rússia e Ucrânia para o abastecimento de alimentos (Foto: Reuters)

 

"Não está apenas dizimando dinamicamente a Ucrânia e a região, mas terá um impacto no contexto global além de qualquer coisa que vimos desde a Segunda Guerra Mundial", disse o diretor executivo do PMA, David Beasley, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, composto por 15 membros.

Beasley afirmou que 50% dos grãos comprados pelo PMA, o braço de assistência alimentar da ONU, vem da Ucrânia, "então você pode supor a devastação que isso terá apenas em nossas operações". "Os agricultores estão na linha de frente", afirmou.

saiba mais

Guerra pode interromper exportações de grãos da Ucrânia

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o comércio agro do Brasil. Entenda

 

Beasley acrescentou que a crise foi agravada pela falta de produtos fertilizantes vindos de Belarus e da Rússia. "Se você não colocar fertilizante nas plantações, seu rendimento será pelo menos 50% menor. Portanto, estamos analisando o que pode ser uma catástrofe em cima de uma catástrofe nos próximos meses", disse ele ao conselho.

Antes da invasão russa na vizinha Ucrânia em 24 de fevereiro, Beasley disse que o PMA já estava sofrendo com os altos preços dos combustíveis e alimentos.

O chefe do PMA alertou que se o conflito na Ucrânia não terminar "o mundo pagará um preço alto e a última coisa que queremos fazer como Programa Mundial de Alimentos é tirar comida de crianças com fome para dar a crianças morrendo sem alimentos".
Source: Rural

Leave a Reply