Skip to main content

A estreia da novela Pantanal nesta segunda-feira (28/3) levantou dúvidas sobre a palavra “marruá”, é utilizada de maneira recorrente na trama. Associada aos bois e, posteriormente, adotada como sobrenome de uma das famílias principais da narrativa, a expressão faz parte do vocabulário peão da região Centro-Oeste brasileira. Mas o que significa marruá?

LEIA TAMBÉM: Vico Iasi se despede do Globo Rural para se dedicar a projeto de música

O primeiro capítulo da novela é encerrado com Joventino (Irandhir Santos) liderando uma boiada (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

 

Diferentemente do que muitos pensaram assistindo à novela, marruá não é uma espécie de bovino, mas, sim, um adjetivo que traduz um temperamento violento e selvagem por parte de bois. Essa gíria é conhecida entre os trabalhadores do Pantanal e reflete a natureza não-domesticada desses animais.

No primeiro capítulo da novela, vemos a chegada de Joventino (Iradhir Santos) e seu filho José Leôncio (Renato Góes) à região do Pantanal e o início de seus trabalhos na criação de gado. Nesse momento, para conquistar os seus objetivos, os personagens precisam lidar com um boi marruá, que impede a domesticação da boiada. Segundo Joventino, esses animais só são conquistados com "magia" e respeito.

saiba mais

Brasileiro ganha 2ª seguida e mantém liderança no mundial da PBR

Filme de faroeste é favorito ao Oscar 2022; veja mais 11 títulos do gênero

 

 

 

Juma Marruá em Pantanal (Foto: TV Globo )

 

O casal Maria (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), por sua vez, só vão aderir ao uso do sobrenome nos próximos episódios. A mulher é a responsável por esse feito. Como na teledramaturgia original de 1990, o luto e a coragem vão fazer a personagem de Juliana Paes abraçar a sua natureza indomável e forte.

A mais famosa da família, no entanto, é sua filha Juma Marruá, interpretada por Alanis Guillen na versão de 2022. Criada isolada e de forma selvagem, como os bois marruás, a personagem tem o poder de se transformar em onça, característica que herdou da mãe.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply