Skip to main content

A piscicultura vem crescendo em todo o país e, junto, está expandindo a demanda por serviços envolvidos na cadeia de produção da atividade. No segmento de alimentação dos peixes criados em cativeiro, o fornecimento de produtos de qualidade é essencial para todas as etapas de desenvolvimento – e uma oportunidade para obter lucros. Além de rações industrializadas, há outros alimentos, inclusive de feitio caseiro e vivos, que diversas espécies gostam de consumir.

Leia Também: Governo volta a permitir pesca de arrasto de camarão no RS

Apesar de o seu hábitat natural ser a água salgada, o camarão-de-salmoura sobrevive em meio aquático doce ou preparado artificialmente (Foto: Getty Images)

 

Bem-aceito pelo mercado, o camarão-de-salmoura (Artemia franciscana) é uma opção certa para quem tem interesse em ingressar na prestação de serviços para criatórios de peixes e obter uma boa fonte de renda complementar aproveitando a expansão do setor. Para estar pronto para a venda, necessita de apenas 15 dias, prazo que cada exemplar leva para atingir de 8 a 10 milímetros de comprimento após a eclosão.

O minicrustáceo ainda tem a facilidade de seu manejo ser realizado em um aquário grande, ou até em uma caixa d’água improvisada, que pode ser instalada em um espaço ocioso no quintal de uma residência. Sítios e chácaras são também locais adequados para lidar com o camarão-de-salmoura, que tem possibilidade de chegar à faixa de 1,5 a 2 quilos de exemplares de uma criação inicial de 5 mil larvas por litro.

Apesar de o seu hábitat natural ser a água salgada, o camarão-de-salmoura sobrevive em meio aquático doce ou preparado artificialmente. Dada essa capacidade, o minicrustáceo, que possui muita proteína, sais minerais e vitaminas A e B, pode ser apreciado por diferentes espécies de peixes, seja em criações em tanques escavados, represas, açudes, lagos, ou em tanques-rede em regiões litorâneas.

Outro benefício do camarão-de-salmoura na alimentação dos peixes é a prevenção contra a ocorrência de raquitismo, devido à quantidade de provitamina A que contém no organismo e às cores das peles e escamas intensificadas pelo caroteno que carrega. Os náuplios, ou larvas, têm a preferência dos pescados em todas as fases de vida, a partir dos alevinos. Entre os peixes grandes, no entanto, é recomendado fornecer os adultos, que apresentam mais biomassa e são mais pesados – versão que também faz parte da dieta de animais invertebrados aquáticos.

Por sua vez, o camarão-de-salmoura come nutrientes disponíveis para compra no varejo especializado. Por meio de membros localizados nas 11 patas presas ao tórax, cílios muito finos do minicrustáceo filtram e coletam os alimentos que, junto com a composição da água, influenciam na variação de suas cores. O vermelho mais intenso, por exemplo, torna-se mais presente quando a água tem menos oxigênio.

saiba mais

Como criar Tambacu, peixe de manejo simples e custo baixo

Como criar bijupirá

 

Mãos à obra

Início

No varejo especializado, há vendas de camarão-de-salmoura, que pode ser comprado em três opções. Na versão cisto (ovo), deve estar pronto para a eclosão. O microcrustáceo vivo também é uma alternativa, apesar de ser mais caro. Já o congelado é o mais indicado, tanto pela praticidade quanto pela facilidade do manejo.

Ambiente

Necessita de luminosidade para estimular o surgimento de microalgas, que servem de alimentos para o camarão-de-salmoura e para oxigenar a água. No caso de não ser possível contar no local com boa iluminação natural do sol, utilize lâmpadas apropriadas para a função, que são vendidas em lojas de produtos agropecuários. Assegure manter a temperatura da água entre 25 ºC e 30 ºC, faixa mais adequada para o bem-estar e para a reprodução do microcrustáceo.
Água_ Se for de torneira, salgue-a acrescentando a cada litro uma colher de sal grosso sem iodo (sal marinho). Adicione também pó de pedaços de coral moído, a fim de deixá-la opaca. Para a acidez, a recomendação é de pH 8, que pode ser ajustado com o ingresso na água de bicarbonato de sódio ou ácido clorídrico diluído. Importante também não esquecer de realizar a limpeza, sobretudo da parte do fundo, a cada dois dias. Pelo menos, uma vez por semana, troque 20% da água.

Oxigenação

Da água é estimulada pela produção de microalgas, mas tem como ser incrementada, com o uso de aeradores elétricos com pedras porosas. Um modo de preservar a água oxigenada é evitar o excesso de alimentos, cujas sobras, quando afundam, ainda prejudicam a vida do camarão-de-salmoura.

Estrutura

Para a engorda do microcrustáceo, use uma caixa d’água de 300 litros ou um aquário, com as medidas de 80 x 50 x 30 centímetros. Ambos os produtos podem ser comprados no comércio ou reaproveitados, caso já existam no local e estejam em desuso. Na hora de retirar os camarões-de-salmoura, use um puçá com abertura de 1 milímetro. Em seguida, lave-os, para não salgar a água da criação para a qual será fornecido para consumo.

 

saiba mais

Brasil conhece menos de 10% dos estoques da pesca comercial

Guilherme Arana posta foto com peixe gigante de mais de 30 quilos

 

Alimentação

Inclui desde as microalgas, que aparecem nos criatórios com água quando bem iluminados, até produtos alimentícios inertes e de textura fina, que são ingredientes para receitas culinárias. Entre eles, o camarão-de-salmoura consome farinhas de aveia, soja e trigo, pó de arroz, levedo de cerveja e fermento biológico. Há ainda no comércio para piscicultura dietas industrializadas específicas para a criação.

Reprodução

Depende da qualidade do manejo da criação do camarão-de-salmoura, que, em geral, é rápido na multiplicação. Assim, embora se reproduza em poucas semanas, a procriação é mais garantida em água com baixa salinidade e fornecimento de alimentos sem exageros, o que possibilita a capacidade para gerar até 75 cistos ou náuplios diariamente. Em 24 horas ou 48 horas depois de entrar em contato com a água, a eclosão ocorre em mais de 90% dos cistos, dos quais nascem larvas com 0,5 milímetro de comprimento já nadando. Após 15 dias, chegam à idade adulta.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply