Skip to main content

Os últimos dias de março serão marcados por chuvas generalizadas em grande parte das regiões produtoras do Brasil, com destaque para o Sul que segue registrando os maiores volumes do país. A exceção fica para o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais que seguem sem chuvas, com previsões só para abril, informa a Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Como será o clima no Outono com a influência da La Niña

Sul do país será a região com os maiores volumes de chuva nos próximos dias (Foto: State Farm/CCommons)

 

Após uma frente fria se formar no oeste do Rio Grande do Sul no começo do outono, nesta quinta-feira (24/3), esse sistema se intensifica de forma mais contundente e leva as chuvas que já estavam previstas para a região, não só no estado gaúcho mas também no Paraná, Santa Catarina e no Paraguai e Argentina. "Na semana que vem, nos últimos dias de março, outra frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e traz mais uma 'leva' de chuvas à região, Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

O especialista ainda diz que os níveis de umidade do solo aumentam e favorecem o planejamento do plantio das lavouras de inverno, e as chuvas previstas são positivas para o milho safrinha, algodão, café e cana-de-açúcar.

A tendência é que essa frente fria avance sobre o Sudeste e o Centro-Oeste nos próximos dias, e leve chuvas generalizadas a partir de sexta-feira (25/3). Isso vai manter as chuvas regulares no Sul, além do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

saiba mais

Quando começa a fazer frio em 2022? Temperatura deve cair mais cedo este ano

Temporal em Petrópolis destruiu feira e prejudicou comércio local de frutas e hortaliças

 

Nas demais regiões do país, as precipitações acontecem de forma irregular. "Outro problema é o extremo norte do Nordeste que continuam com chuvas fortes. Produtores do Maranhão, Piauí, norte do Tocantins e Pará poderão ter problemas com o andamento da colheita da soja, por conta das chuvas recorrentes devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que segue atuando".

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply