Skip to main content

O outono começou, no último domingo (20/3), com a colheita da safra em andamento e com os produtores rurais atentos às previsões da meteorologia. A estação deve ter um padrão climático diferente de outros anos, por causa da influência do fenômeno La Niña. Os produtores rurais que estão colhendo a produção de verão e estão preparando ou já plantando as culturas de meio de ano podem esperar chuva para os próximos meses.

LEIA TAMBÉM: Outono começa com chuva forte e La Niña

Normalmente, o outono é caracterizado por entradas de massar de ar frio pelo sul do Brasil e isso faz a temperatura cair no Sul e no Sudeste. Também em condições normais ocorrem geadas e nevoeiros no sul do país, além de parte do Sudeste e Centro-oeste. Mas neste ano, com a influência do fenômeno La Niña, a situação deve ser diferente.

La Niña se caracteriza por temperaturas mais elevadas nas águas do Oceano Pacífico que banham a costa oeste da América do Sul, e no Atlêntico Sul. Esses dois fatores combinados devem resultar em mais chuvas agora no outono. A previsões são boas para Sâo Paulo, Rio de Janeiro, parte do Espírito Santo, além de parte do Centro-oeste e do Matopiba. 

O fenômeno também deve fazer com que ondas de frio cheguem ao país ainda em meados de abril. Mas não há previsão de geada para os próximos 40 ou 50 dias. O clime deve contribuir com o desenvolvimento de lavouras de milho, café, cana-de-açúcar e de hortaliças de inverno, além do trigo no Rio Grande do Sul.

Ouça o CBN Agro de segunda à sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e todas as terças-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

(Foto: Pxhere/Reprodução)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply