Skip to main content

O anúncio de que a Argentina passa a permitir novas exportações de farelo e óleo de soja sob a condição de 33% de alíquota “deixa o mercado preocupado”, na perspectiva de André Nassar, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). Para ele, é preciso esperar para saber qual o volume que o país sulamericano irá exportar, para então entender se haverá espaço para competitividade de outros mercados.

LEIA TAMBÉM: Argentina reabre exportações de óleo e farelo de soja após aumento de impostos

Soja descarregada em caminhão (Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

 

 

“No nosso entendimento, já havia autorizações [de exportação na Argentina] emitidas anteriormente, então é provável que vá exportar algum volume, mas tem que ver o real impacto. Mas só a decisão já deixa o mercado preocupado porque trabalha com a menor oferta de óleo e farelo”, comenta.

saiba mais

Produção de biodiesel movimentou R$ 10,5 bilhões em 2021

 

Nassar julga ser cedo para dizer se o Brasil poderá aproveitar esta fatia das exportações, devido à quebra da safra de verão, mas garante que o abastecimento nacional está garantido. “A soja disponível para processamento está restringida por conta da quebra de safra. A gente vai ter que acompanhar o incentivo para o Brasil processar e exportar mais farelo e óleo”, diz.

A disputa entre mercado interno e externo já se torna perceptível, de acordo com Andrea Cordeiro, consultora e especialista em commodities agrícolas. Também devido à perda significativa de estoques, ela aponta que o Brasil “não tem estoques confortáveis para absorver a competitividade da Argentina” e quem deve se beneficiar são os Estados Unidos.

saiba mais

Preços de soja, milho e trigo sobem na Bolsa de Chicago

 

     “O percentual de oportunidade dessa alta na Bolsa de Chicago ainda vai cair no braço dos Estados Unidos. O Brasil não vai conseguir absorver essa oportunidade de restrição maior do mercado argentino. Ele absorve, mas num percentual menor, por conta da quebra de safra”, avalia.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply