Skip to main content

O subproduto da produção do etanol e rico em potássio, a vinhaça pode ser uma alternativa aos fertilizantes minerais, em meio ao cenário de preços altos e à escassez, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia e das sanções econômicas impostas aos russos. E a tecnologia pode ser uma importante aliada do uso da substância no campo: carretas de aplicação permitem aumentar eficiência na hora da aplicação e pode representar redução de custos.

LEIA TAMBÉM: Como economizar fertilizante? Na falta do insumo, agro busca alternativas

Carreta usada para aplicação da vinhaça nos canaviais. Resíduo da fabricação de etanol substitui adubos químicos (Foto: Divulgação/TMA)

 

A carreta de aplicação localizada pode ser puxada por trator ou caminhão, a depender do fabricante, e permite administrar o produto em oito linhas ao mesmo tempo. A vinhaça é aplicada direto nas soqueiras da cana, reduzindo para um terço o volume necessário na comparação com o método de aspersão.

O equipamento recebe abastecimento direto no campo de caminhões tanque, pode trabalhar 24 horas e conta com controladores de vazão. Com investimento entre R$ 740 mil e R$ 590 mil, pode ter o payoff em menos de uma safra, de acordo com um dos fabricantes.

Assista ao vídeo e veja como funciona a aplicação de vinhaça com carreta

 

  

saiba mais

Por que Brasil não produz fertilizante suficiente e importa da Rússia?

Fixação biológica do nitrogênio reduz em até 16% doenças foliares na cana

 

 
Source: Rural

Leave a Reply