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As exportações de suco de laranja brasileiro entre julho a fevereiro, os primeiros oito meses da safra 2021/2022, foram de 658.448 toneladas, uma queda de 1,02% em comparação ao mesmo período do ano passado. Embora tenha caído em volume, o valor obtido com as vendas externas cresceu 9,24% para US$ 1,067 bilhão. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBr), com base em dado da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.

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Exportações de suco de laranja do Brasil caíram nos oito primeiros meses da safra (Foto: Flickr/Marco Verch/Creative Commons)

 

De acordo com a entidade, o resultado está em linha com a expectativa divulgada em fevereiro, uma vez que o setor enfrenta dificuldade em atender à demanda internacional, devido aos efeitos das secas e geadas. A CitrusBR também avalia que há um cenário de perda de espaço do suco brasileiro no mercado americano. Os embarques registraram queda de 3% com volume de 131.732 toneladas no período, embora a receita tenha crescido 12,65% para US$ 227 milhões

“Os dados nos mostram como nos últimos anos o suco de laranja brasileiro tem perdido competitividade no mercado americano”, diz o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto. Entre as principais razões para a perda de espaço naquele mercado, está a concorrência com o suco do México, que tem isenção de tarifa, enquanto o Brasil paga US$ 415 a tonelada.

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Entre os diferentes destinos, a Europa continua a ser o principal mercado das exportações brasileiras, com uma participação de 63,32%, seguida de Estados Unidos (20,03%), China (7,87%), Japão (4,60%) e Austrália (1,15%). Outros destinos representam 2,45%. Para a Europa as exportações totalizaram 416.070 toneladas, uma alta de 0,88%, com faturamento de US$ 682,1 milhões, valor 11,33% maior que no período anterior. Os embarques para o Japão registraram queda de 1,05%, com um volume de 30.233 toneladas, mas o faturamento cresceu 15,87%, com US$ 49,4 milhões.

A China importou de julho a fevereiro da safra 2021/2022 o total de 51.697 toneladas, volume 60% maior do que o registrado no período na safra 2020/2021 com embarques de 32.310 toneladas. Em faturamento, houve crescimento de 57,17%, com US$ 61,3 milhões ante os US$ 39 milhões faturados na safra anterior. “Aos poucos o mercado chinês parece estar amadurecendo e o consumo de suco de laranja passa a ganhar fôlego de forma bastante orgânica”, diz Netto.
Source: Rural

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