Skip to main content

O temporal que atingiu o município de Petrópolis (RJ), neste domingo atingiu a Feira do Alto da Serra, uma feira livre próxima da área do Morro da Oficina, destruindo bancas de produtos agrícolas e prejudicando o comércio local de frutas e hortaliças. A informação é do presidente do Sindicato Rural do município, Henrique Mesquita. 

“A rua é fechada aos domingos para fazer a feira e a maioria da produção, das mercadorias, bancas inteiras, caixas de verduras, foi levada embora”, diz. “Já deu bastante prejuízo na hora da comercialização. Estamos sofrendo com dificuldade do escoamento da produção”, explica Mesquita.

LEIA TAMBÉM: Outono começa com chuva forte e La Niña

Temporal em Petrópolis, neste domingo, deixou pelo menos cinco mortos (Foto: Agência Brasil)

 

De acordo com o boletim da Defesa Civil do município, divulgado nesta segunda-feira (21/3), nas últimas 24 horas choveu nada menos que 534,6 milímetros, causando a morte de cinco pessoas e deixando três pessoas desaparecidas. Segundo Mesquita, não há relatos de propriedades rurais de produção de frutas e hortaliças atingidas pelo temporal.

O presidente do Sindicato Rural de Petrópolis afirmou que, desde a chuva ocorrida em fevereiro, que matou mais de 200 pessoas, caiu o número de turistas em Petrópolis e até em Itaipava, que não sofreu tantos danos. Os produtos que eram vendidos para esses turistas estão encalhados. Além disso, grande parte da população perdeu suas casas e o poder aquisitivo, reduzindo também as vendas dos produtores.

saiba mais

Outono começa com uma dúvida: quanto tempo dura o La Niña?

Por que choveu tanto em Petrópolis? Veja causas e previsão do tempo

 

 

“Há redução da comercialização no varejo”, afirma Mesquita. “E não só o público do varejo, mas boa parte das quitandas, mercado foram invadidos pelas águas, ficam duas semanas sem comprar e o produtor não consegue ficar duas semanas sem vender. Muitos restaurantes foram invadidos pela água e fazem parte da cadeia de consumidores”, acrescenta.

A produtora de hortaliças Maria Pereira da Silva escapou por pouco. Ela desarmou a sua banca na Feira do Alto da Serra após a sua filha ver na internet a previsão de temporal para a cidade. “Vi que estava armando o temporal e minha filha me avisou. Não me afetou porque saí logo, mas meu cunhado perdeu caixa, perdeu banca, afetou bastante. Eu saí a tempo. Cheguei em casa 14h. O temporal começou 14h30”, diz. Segundo ela, a chuva de ontem não afetou a sua horta, mas concorda com Mesquita que a comercialização tem se reduzido.

Como em todo ano, nessa época as estradas ficam em condições precárias para o escoamento da produção, mas Mesquita não tem relatos sobre quedas de barreiras ou interrupção de tráfego. “As estradas vicinais estão em condições precárias de uso, mas acontece isso todo o verão”, explica Mesquita.
Source: Rural

Leave a Reply