Skip to main content

A guerra entre Rússia e Ucrânia pode abrir oportunidade para o frango do Brasil recuperar espaço em um mercado importante: a Arábia Saudita. O país árabe compra cerca de 100 mil toneladas de frango ucraniano por ano. Agora, com um dos seus principais fornecedores em guerra, a indústria brasileira de aves vem trabalhando para retomar o espaço perdido pelo concorrente no mercado saudita.

LEIA TAMBÉM: Guerra pode levar Brasil a vender mais frango para árabes e europeus

Carne de aves em frigorífico em Itatinga (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

 

Segundo maior comprador da carne de frango do Brasil até 2020, a Arábia Saudita passou para a terceira posição no ranking de importadores no ano passado, reflexo de uma estratégia de redução da sua dependência do mercado internacional – plano chamado pelo governo saudita de “Visão 2030”. Vinha reduzindo compras de frango brasileiro nos últimos anos, mas retomou parcialmente as compras de onze frigoríficos que tiveram habilitações suspensas no ano passado.

saiba mais

Exportações de frango sobem, com Emirados Árabes superando China

 

“A Arábia Saudita retomou parcialmente há dois meses atras e agora a gente está trabalhando junto com o Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, com nosso embaixador e nosso adido agrícola na Arábia Saudita, para que a gente possa ter o retorno total dessas plantas que hoje só podem mandar produtos para processamento e corte”, disse o diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, durante a Expomeat, em São Paulo (SP).

saiba mais

Arábia Saudita suspende compra de carne de aves de 11 empresas do Brasil

 

Ao todo, ele estima que mais de 20 unidades estejam aptas a atender o mercado saudita, mas ainda estão com as habilitações suspensas. “Esse é um momento efetivamente que a gente vê preços recordes na Arábia Saudita e naturalmente o Brasil estaria disponível para auxiliar com mais volumes se assim a Arábia Saudita entender”, completa Rua. 

saiba mais

Arábia Saudita suspende compra de carne de frango de unidades da BRF no Paraná

 

“A gente esta trabalhando e colocando essas plantas de novo à disposição porque temos plena confiança tanto nos controles quanto na capacidade dessas plantas, que podem fornecer um volume importante nesse momento para a Arábia Saudita”, conclui o diretor de mercados da ABPA.
Source: Rural

Leave a Reply