O abacaxi é uma fruta cítrica tropical bem conhecida entre os brasileiros e traz muitos benefícios para a saúde. É rica em ferro, magnésio, fibras e nutrientes como vitaminas A e C. Também conta com uma substância chamada bromelina, que é um tipo de enzima que ajuda diretamente na digestão de proteínas.
LEIA TAMBÉM: Oito benefícios da banana: fruta ajuda a dormir melhor e é boa para a pele
Abacaxi é rico em fibras e vitaminas (Foto: Getty Images)
Além disso, atua como um poderoso inflamatório e evita o excesso de coagulação no sangue, prevenindo doenças como trombose. A fruta é muito usada em dietas de emagrecimento por ter poucas calorias. É composta por mais de 80% de água, o que favorece o potencial diurético e ainda aumenta a sensação de saciedade. O abacaxi é versátil e pode ser consumido fresco, desidratado ou até mesmo na forma de conservas. Confira a seguir outros pontos positivos da fruta.
Ajuda na digestão
Você já deve ter ouvido falar que o abacaxi é bom para a digestão. Isso acontece porque a bromelina, presente na fruta, é uma enzima que quebra a proteína e ajuda o organismo a digerir melhor alimentos como a carne. Por este motivo, o consumo após as refeições é ainda mais interessante.
A atuação da bromelina alivia a sensação de mal-estar depois de uma refeição um pouco mais exagerada, por exemplo. Além disso, as fibras da fruta ajudam o intestino a funcionar melhor, diminuindo o inchaço e a prisão de ventre.
saiba mais
Nove benefícios do limão: ajuda na imunidade e é bom para a pele
Ajuda a ganhar massa muscular
Quem deseja aumentar o ganho de massa magra deve consumir abacaxi regularmente. A nutricionista Carla Albuquerque explica que a bromelina converte a proteína em aminoácidos e, por isso, ajuda o corpo a ganhar massa muscular.
“Às vezes as pessoas têm dificuldade de ganhar massa muscular porque não absorvem bem a proteína, ou seja, o organismo não a transforma em aminoácido, que é a menor fração da proteína para ir direto ao músculo. Quando a pessoa não digere, nem absorve bem, não consegue o volume muscular. Então o abacaxi favorece nessa questão”, aponta a nutricionista.
Protege a pele dos raios solares
Por ser rico em oxidantes, o abacaxi também faz bem para a pele. O betacaroteno (vitamina A) somado à vitamina C formam uma barreira de fotoproteção que evita a ação dos raios ultravioletas na pele. “Essa barreira oral, e não física como um protetor solar que a gente usa na pele, funciona como uma importante camada de proteção para o corpo", acrescenta.
saiba mais
Nove benefícios da melancia: hidrata e faz bem para o coração
Evita trombose
A ação anti inflamatória do abacaxi reduz o excesso de coagulação no sangue e, por isso, evita doenças como a trombose. A nutricionista indica o consumo da fruta para quem precisa melhorar o fluxo sanguíneo do organismo, evitando a formação de coágulos no sangue.
O abacaxi também pode ser uma ótima opção para quem faz viagens de avião por longos períodos, já que esse tipo de viagem, muitas vezes, aumenta as chances de aparecimento de doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.
Combate o estresse e melhora a saúde mental
Além de apresentar benefícios físicos, incluir o abacaxi na alimentação ajuda a combater o stress e a melhorar a saúde mental. A vitaminas B1 e B3 da fruta diminuem a fadiga, o cansaço mental, o estresse e favorecem o sistema nervoso.
Ajuda a emagrecer
Para Carla Albuquerque, a fruta também é eficaz no processo de emagrecimento, já que a combinação da alta quantidade de água com as fibras ajudam a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo.
É um alimento com baixo teor calórico. Uma fatia tem, em média, 50 calorias. “Por ser muito doce então, pode ser consumida para diminuir aquela necessidade de comer uma guloseima, ou uma sobremesa”, comenta.
Evita doenças cardíacas
Por ser um potente antioxidante e anti-inflamatório, protege o coração. Os nutrientes presentes no abacaxi, como fibra, potássio e vitamina C colaboram com a diminuição dos níveis de colesterol ruim no organismo. O consumo da fruta ajuda a evitar os riscos de doenças cardiovasculares pois atua na redução da concentração de gordura na corrente sanguínea.
Alivia dores musculares
A ação anti-inflamatória da bromelina faz com que o consumo do abacaxi também ajude a aliviar dores musculares e nas articulações. A fruta pode ser uma boa alternativa principalmente para quem pratica atividades físicas regularmente, pois também ajuda na recuperação dos músculos.
Ajuda a evitar o envelhecimento precoce
O abacaxi também é uma boa opção para combater o envelhecimento precoce de forma natural. A função antioxidante da fruta age contra os radicais livres que fazem a pele e as células do organismo envelhecerem de forma acelerada.
Source: Rural