Skip to main content

A edição deste mês da Revista Globo Rural já está nas bancas, em sua versão impressa, e nas plataformas digitais, no aplicativo Globo+. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), a reportagem de capa aborda o protagonismo feminino nas atividades agropecuárias brasileiras, a partir das cooperativas que propiciam trocas de conhecimento e alçam mulheres à gestão das propriedades rurais.

LEIA TAMBÉM: CBN Agro passa a ser diário a partir do dia 7 de março

Capa da edição de março de 2022 da Revista Globo Rural (Foto: Estúdio de Criação)

 

A entrevista do mês é com Vanusia Nogueira. A empresária brasileira é a primeira mulher a assumir a direção-geral da Organização Internacional do Café (OIC), órgão responsável por discutir as diretrizes do mercado caffeiro em nível global.

Já na seção de ideias, o zootecnista e professor de melhoramento genético Luiz Josahkian comenta sobre o cenário futuro das fontes alternativas de proteínas, passando pelas fontes plant-based e pelas carnes cultivadas.

Nos esportes, o foco está nos tabus em volta da presença das mulheres nos rodeios. Contamos a história de Maggie Parker, um dos poucos nomes femininos a conseguir enfrentar os touros nos campeonatos profissionais.

A edição de março tras uma reportagem especial sobre os 50 anos do plantio direto. Implementado no Brasil em 1972 pela primeira vez, o modelo espalhou-se por todo o país.

saiba mais

Feiras agropecuárias voltam ao presencial e público supera expectativas

Brasil avança na produção do alho

 

Em tendências, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, discute a nova lei dos pesticidas e as funções dos defensivos na produção agrícola brasileira.

O agroturismo, também é destaque na edição de março da Globo Rural. A reportagem mostra antigas fazendas no interior paulista, que fazem parte da história da cafeicultura no Brasil. Aproximando o campo da cidade, visitas são planejadas para promover uma experiência que une gastronomia, memória, arquitetura e cavalgadas.

A revista traz ainda um balanço do Show Rural Coopavel que retomou neste ano sua versão presencial. Feito em menor escala, por causa das medidas de saúde implantadas em função da pandemia de Covid-19, o evento mostrou a disposição do produtor rural, superando o público previsto pelos organizadores.

Depois de um ano com redução de compras da China, o alho brasileiro sofreu uma virada em 2021. A reportagem mostra a evolução da produção nacional, com o setor querendo  depender menos do mercado externo.

saiba mais

Vanusia Nogueira fala dos desafios de comandar a OIC, no Palavra do Campo

Mulheres rurais e assalariadas têm o quê celebrar neste 8 de março?

 

Em mercado, o milho apresenta estoque enxuto que sustenta preços; a soja tem quebra de safra mantém viés de alta; o leite demonstra alta nos custos e preocupa o setor; e, por fim, o boi gordo mantém oferta ajustada e limita quedas.

Em sua coluna mensal, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Maurício Antônio Lopes explica a mudança narrativa da agricultura no país. Segundo ele, hoje, a atividade busca fortalecer vínculos e conexões emocionais com os consumidores.

Em tempo, a expectativa é de menos chuvas na região Centro-Sul do Brasil, com as precipitações subindo em direção ao Norte. No mapa da safra, o destaque vai para o café, cujo preço apresentou elevação de 119% em 12 meses.

Nesta edição, o como plantar traz a amor-agarradinho, uma cerca-viva e comestível, e o como criar trata do camarão-de-salmoura, um artrópode que serve de alimento para peixes. E para fechar a publicação mensal, o GR Responde traz perguntas dos leitores sobre o canistel, o caju e os ipês.

 

 

  

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply