Skip to main content

A agência ferroviária estatal da Ucrânia, a Ukrzaliznytsia, informou no domingo (6/3) que está pronta para retomar as exportações agrícolas do país. A decisão ocorre após os ataques russos fecharem os portos ucranianos no Mar Negro e no Mar de Azov, informou o jornal Valor Econômico.

LEIA TAMBÉM: Conflito entre Rússia e Ucrânia eleva preços do óleo de soja

Com portos da Ucrânia fechados por causa da guerra, autoridade de transportes do país cogita retomar exportações de grãos por ferrovia (Foto: Reuters)

 

A Ucrânia é o quarto maior exportador de trigo e milho do mundo e detêm 55% do mercado mundial de óleo de girassol. “A logística da entrega de grãos na fronteira com a Romênia, Hungria, Eslováquia e Polônia está atualmente a ser processada”, informou a agência ferroviária nas internet.

A retomada, no entanto, depende de uma aprovação do governo da Ucrânia, de acordo com a agência Interfax. Essa autorização ocorre principalmente em produtos como ovos de galinha, carne de aves, trigo e óleo de girassol, cujo transporte dependerá de uma licença de exportação emitida pelo Ministério da Economia do país. A decisão sobre licenciamento e cotas foi tomada pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia no último sábado.

O Brasil importou da Ucrânia US$ 2 milhões em produtos no ano passado, de acordo com o ComexStat do Ministério da Economia. Entre os produtos importados estão estão cigarros, frutas congeladas e aveia. De acordo com o Valor Econômico, as vendas brasileiras para a Ucrânia são lideradas pelo amendoim, com 22,2 mil toneladas, ou US$ 29,2 milhões, em 2021. A indústria de carne bovina exportou 4,6 mil toneladas no ano passado, 13% a mais que no ano anterior.

*Com informações do Valor Econômico

saiba mais

Países árabes têm interesse em ampliar exportação de fertilizantes para Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply