Skip to main content

Impossibilitar que as chamas se alastrem em decorrência do grande volume de matéria orgânica, pronta para entrar em combustão, é o desafio de muitas comunidades tradicionais que se preparam para o manejo do fogo. Preocupadas com o risco de queimadas em meio ao avanço da seca, povos indígenas e quilombolas se preparam para o manejo do fogo justamente com o intuito de preservar as áreas.

Mas qual a diferença do uso do fogo feito por criminosos para derrubada de florestas e o que é realizado por comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas? Este é o assunto do novo episódio do podcast Palavra do Campo. 

Como o fogo pode ajudar a preservação ambiental no Brasil (Foto: Arte: Felipe Yatabe/Editora Globo)

 

 

 

 No campo, o fogo é usado como instrumento para abertura de novas áreas, limpeza de pastagens e anda de mãos dadas com o desmatamento. Ainda assim, as chamas implantadas são frequentemente associadas à destruição e a prática da queima controlada depende da legislação de cada Estado. 

Para conferir na íntegra o novo episódio do podcast Palavra do Campo, clique no play abaixo ou nas plataformas de streaming:

Source: Rural

Leave a Reply