Skip to main content

Os levantamentos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostram que os preços suíno vivo recuaram em fevereiro em praticamente todas as praças e voltaram aos menores patamares reais desde agosto de 2018.

(Foto: REUTERS/Jordan Gale)

 

Segundo os pesquisadores do Cepea, a pressão veio da oferta elevada de animais, que vem sendo observada desde o início deste ano. Além disso, dizem eles, o recuo da demanda final, sobretudo na primeira quinzena de fevereiro, por parte dos mercados interno e externo, reforçou o movimento de baixa nos preços.

O preço médio do suíno comercializado na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba) foi de R$ 5,49 kg em fevereiro, queda de 0,6% frente a janeiro e 31,1% abaixo do de fevereiro/21, em termos reais (a série foi deflacionada pelo IGP-DI de janeiro/22).

Frango

Os pesquisadores relatam que os preços da carne de frango caíram com tanta força no início de fevereiro que, mesmo diante da reação nos valores já na segunda semana do mês, o movimento não foi suficiente para reverter as perdas registradas nos primeiros dias.

A média de valores da maioria dos produtos de origem avícola acompanhados pelo Cepea apresentou queda em fevereiro frente ao mês anterior. “Os estoques ainda elevados da carne em quase todas as regiões do País e a liquidez abaixo do esperado pelo setor pressionam as cotações. As baixas mais intensas foram observadas na região Sul do País. Em Toledo (PR), o frango inteiro congelado registrou média de R$ 6,89/kg em fevereiro, recuo de 9,9% frente à de janeiro.”
Source: Rural

Leave a Reply