Skip to main content

A previsão para a quinta-feira (3/3) ainda é de pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e sul e leste de São Paulo. Enquanto isso, em Rondônia, Mato Grosso e Goiás, a tendência é de chuvas fortes, que devem continuar atrapalhando a colheita. "Não há invernadas, mas são chuvas diárias sempre no meio da tarde, o que prejudica a colheita", Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Conflito na Ucrânia deve aumentar preço dos alimentos no Brasil

Colheita de soja (Foto: REUTERS/Gustavo Bonato)

 

Na sexta-feira (4/3), as chuva se espalham sobre as áreas produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Pará. Já o Rio Grande do Sul, se mantém com tempo aberto sem volumes acumulados. "Na região central, não há perigos de invernadas mas sim uma constância de chuvas diárias".

Porém, no sábado, (5/3), uma frente fria chega ao estado gaúcho e leva chuvas significativas no domingo (6/3). Depois de uma semana, volta a chover de novo sobre grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, "o que será de suma importância para a manutenção da umidade do solo e uma garantia de melhores condições ao desenvolvimento das lavouras". Esse sistema deve manter o tempo instável sobre Santa Catarina, e áreas produtoras do Paraná.
Source: Rural

Leave a Reply