Skip to main content

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) disse em nota nesta quarta-feira (02/03) que está em alerta quanto ao risco do aumento de preços e de escassez de fertilizantes causados pela guerra na Ucrânia, em vista da elevada dependência que o Brasil tem na importação de potássio tanto da Rússia quanto dos ucranianos.

LEIA TAMBÉM: Fertilizantes: Rússia parar exportação é questão de tempo, diz StoneX

Produtor colhendo milho no Texas, EUA (Foto: REUTERS/Adrees Latif)

 

A entidade ainda sugeriu ao governo federal a criação de um grupo de trabalho (GT) com empresas e demais órgãos públicos para buscar soluções que visem o avanço do Projeto Silvinita, no Estado do Amazonas, que, segundo o Ibram, tem elevado potencial para reduzir a dependência externa do potássio.

"O déficit na balança comercial brasileira de fertilizantes é função não apenas da demanda aquecida do setor agrícola nacional, mas também da estrutura de produção e da deficiência de insumos domésticos", disse o instituto no comunicado. "O setor envolve altas economias de escala e, embora o país tenha potencialidades, não conta com o nível adequado de investimentos", acrescentou.

Segundo o Ibram, há de se considerar também que restrições à agricultura brasileira causadas por uma ruptura na oferta de adubos podem impactar as exportações de alimentos, com destaque para a China que lidera compras de importantes produtos.

saiba mais

Brasil tem estoques de fertilizantes para iniciar próxima safra e lançará plano

Bolsonaro alerta para risco de faltar adubo e defende mineração em áreas indígenas

 

Para solucionar a questão da dependência de importações de insumos, o instituto defendeu a necessidade de políticas públicas e privadas, isonomia tributária e harmonização de alíquotas de ICMS.

Quanto ao Projeto Silvinita, há desafios para licenciamento, daí a necessidade de uma estratégia mais completa. "O Ibram sugere ao Governo Federal a criação de um grupo de trabalho no âmbito da Casa Civil da Presidência, envolvendo a empresa Potássio Brasil, o Governo do Amazonas, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ibama, Funai, Agência Nacional de Mineração, Serviço Geológico do Brasil, Petrobras, Comissões de Agricultura da Câmara e Senado, e o próprio Ibram", disse.

O objetivo do grupo, segundo o instituto, é trazer um novo contorno ao GT criado na Secretaria de Assuntos Estratégicos em 2021 e também teria a incumbência de promover a expansão da produção nacional dos insumos necessários ao atendimento da demanda por fertilizantes. "O Ibram está à disposição das autoridades e da sociedade brasileira para dar andamento a esta proposta."

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply